Membro do governo Bolsonaro visita comunidade quilombola em União dos Palmares

O secretário acompanhou a final da Copa Zumbi Sub-20 e visitou a Serra da Barriga.

Paulo Roberto, esteve na comunidade quilombola Filús – © Reprodução

Paulo Roberto, esteve na comunidade quilombola Filús – © Reprodução

O secretário Paulo Roberto, por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), visitou no último final de semana a cidade de União dos Palmares, onde acompanhou de perto a final da Copa Zumbi Sub-20 e visitou a Serra da Barriga.

Acompanhado do reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, e de professores da universidade, o secretário também esteve na comunidade quilombola Filús, considerada um dos quilombos mais isolados no estado de Alagoas e conhecida pelo alto número de pessoas albinas.

De acordo com o MMFDH (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), existe uma ação em parceria com o Ministério da Saúde para que os atendimentos dessas pessoas sejam realizados com mais qualidade.

Hoje, 95% do atendimento assistencial oferecido à população albina acontece em hospitais de emergência. Com isso, a ação visa ampliar o cadastro dessas pessoas, prevenindo e cuidando delas de forma mais precisa.

Segundo os dados coletados pelo SNPIR, dos 170 quilombolas existentes na comunidade Filús, 10 são albinos, correspondendo a 5,8% do total de pessoas. A incidência na população mundial, por exemplo, é de uma para cada 17 mil pessoas, segundo informações do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

Em dezembro de 2020, foi ratificado um acordo de políticas públicas e melhorias para o atendimento de pessoas albinas. O investimento deste acordo chegou ao valor bruto de R$ 71 milhões. Ele será distribuído aos municípios, onde foram catalogados os atendimentos de pessoas albinas em serviços da Atenção Primária nos últimos quatro anos.