Kil reúne servidores e anuncia venda do SAAE

O anúncio foi feito durante uma reunião com funcionários da autarquia na manhã de hoje, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Prefeito Areski Freitas se reuniu nesta terça-feira (27) com funcionários do SAAE | © Reprodução

Prefeito Areski Freitas se reuniu nesta terça-feira (27) com funcionários do SAAE | © Reprodução

Conforme já havia sido adiantado em reportagens produzidas pelo BR104, o prefeito Areski Freitas (MDB) confirmou, nesta terça-feira (27/7), a privatização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de União dos Palmares, que deve acontecer ainda neste ano.

O anúncio foi feito durante uma reunião com funcionários da autarquia na manhã de hoje, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Com um faturamento anual de cerca de R$ 10 milhões, a expectativa é que a venda do SAAE supere os R$ 70 milhões.

De acordo com informações, ainda durante a reunião, o gestor destacou que em uma conversa com o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), este garantiu que a empresa vencedora da concessão irá manter um valor justo que caiba no bolso da população palmarina.

Com SAAE à venda, Kil comemora silêncio da oposição

Embora agora esteja interessado na venda do SAAE, Areski já se posicionou contra por diversas vezes. É o que mostra um vídeo de 2019 recuperado pelo Jornalismo do BR104, por exemplo, no qual o prefeito declara que nunca iria mandar o projeto de privatização para a Câmara de Vereadores.

Estação de Tratamento de Água do SAAE União dos Palmares — © Rayanne Rodrigues/BR104

Venda do SAAE de União pode acontecer ainda em 2021

Na última sexta-feira (23), o prefeito palmarino participou de um encontro em Maceió, com o deputado federal Arthur Lira (PP), que defendeu a concessão dos serviços de água e esgoto de 13 cidades da região Metropolitana da capital alagoana.

O tema foi de extremo interesse de Kil, que aguardava por um posicionamento de Lira sobre o que ele pensa em relação ao município de União dos Palmares aderir ao Convênio de Cooperação com o Governo do Estado, para a universalização do serviço de saneamento e fornecimento de água.

Mesmo sendo favorável aos municípios aderirem a concessão, o presidente da Câmara dos Deputados pediu cautela quanto aos critérios técnicos. “Porque amanhã, quando este sistema operar e a empresa chegar e for cobrar a tarifa de água e de saneamento, e a população não conseguir pagar, vai cair nas costas de quem?”, pontuou.

Recentemente, o ex-vereador por União dos Palmares, Bruno Lopes (PP), se manifestou contra a privatização do SAAE. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, ele ainda convocou uma mobilização para tentar impedir a venda do que chamou de “maior patrimônio da nossa cidade”.