União dos Palmares

Delegacia de União dos Palmares é interditada pela justiça

Sentença estipula prazo de 120 dias para que o Estado de Alagoas atenda a determinação

Publicado: | Atualizado em 28/07/2019 12:56


11° Delegacia Regional de União dos Palmares — © BR104
11° Delegacia Regional de União dos Palmares — © BR104

União dos Palmares – Uma decisão da Justiça de Alagoas, proferida no final do último mês, atendendo à Ação Civil Pública proposta – há cinco anos – pelo defensor público Gustavo Lopes Paes, determinou que a 11ª Delegacia Regional do município de União dos Palmares deverá ser interditada e reformada, no prazo de 120 dias.

De acordo com a sentença, o Estado de Alagoas já foi notificado nesta semana e deve realizar a reforma do local, de modo que a delegacia, localizada no Centro do município, passe a possuir condições adequadas de higiene, saúde e segurança para os presos e os funcionários da unidade.

Segundo a Defensoria Pública, durante toda a tramitação do processo, não foram constatadas melhorias nos problemas da unidade e as condições estruturais foram se agravando, fato que resultou em diversas petições, assinadas pelas defensoras públicas Andresa W. Gusmão e Nicolle Januzi de A. R. Pereira, nos últimos anos, solicitando o deferimento da ação.

+ Suspeito de matar mecânico em Ibateguara é preso horas após o crime

No ano de 2013, o órgão constatou que a delegacia da cidade não possuía condições estruturais e sanitárias para abrigar presos e ofertar um espaço digno de trabalho para os funcionários. E em razão da impossibilidade da resolução extrajudicial, ingressou com acp pedindo a interdição do estabelecimento público. Na época, a tutela provisória foi concedida, no entanto, suspensa, em seguida, pelo Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.

O Estado, segundo a Defensoria, teria alegado, reiteradamente, de que faltavam recursos financeiros para a manutenção do local.

A defensora Andresa Wanderley, ressaltou, ainda, que a condenação representa um passo importante no caminho percorrido pela Defensoria Pública para solucionar a grave situação de violação de direitos humanos que vem comprovadamente se perpetuando na Delegacia Regional de União dos Palmares, estabelecimento prisional que abarca presos não só da cidade de União, mas também de outras cidades do Estado de Alagoas.

*com Ascom DPE/AL

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Estudantes protestam após a demissão de sete professores | @ Reprodução
União dos Palmares
Alunos protestam após demissão de professores

Os estudantes da Escola Estadual Rocha Cavalcanti reivindicam respostas da Secretaria de Educação de Alagoas e a readmissão dos educadores.


Delegacia Regional de União dos Palmares - @BR104
Policial
PC prende homem por estupro de vulnerável em União dos Palmares

O mandado de prisão foi cumprido pela equipe da Delegacia Regional de União dos Palmares, a pedido da Vara Criminal local.


Batalhão do 2 BPM - @BR104
Policial
Troca de comando: Coronel Nilton Rocha deixa o 2° BPM

O Tenente Coronel Evandro Guimarães Bezerra, anteriormente no comando do 3º BPM em Arapiraca, assumirá o comando do 2º BPM em União dos Palmares


Buraco formado na estrada que dá acesso à Santa Fé
União dos Palmares
Moradores reclamam de “buraco” no Newton Pereira

Eles se encontram preocupados com o foco da dengue, uma vez que tem chovido bastante nos últimos dias e a água nos buracos tem ficado parada por muito tempo.


Ana Claudia e Ewelli - @Reprodução
Política
Acusadas de fraudar a cota de gênero em União não receberam o próprio voto

O caso segue em julgamento no TSE e até o momento ja recebeu 3 votos favoráveis a condenação.