publicidade
publicidade
União dos Palmares

Investimentos em acessibilidade beneficiam quase 500 alunos em União dos Palmares

Os recursos foram assegurados por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Publicado: | Atualizado em 14/12/2018 13:40


Imagem Secom
Imagem Secom

Há pouco mais de uma semana no cargo de secretário de educação do município de União dos Palmares, Lindolfo Gomes Cabral, está promovendo por meio da Secretaria de comunicação, o resultado dos investimentos feitos na área da acessibilidade e inclusão nas escolas da rede municipal

São 454 estudantes matriculados que possuem algum tipo de deficiência, e são beneficiados com cadeiras de rodas e muletas, rampas de acesso, ampliação de portas, corrimão, materiais didáticos e salas especiais, mobiliário adequado e outros investimentos que já foram aplicados em 22 escolas do município, que já somam quase R$200 mil reais.

Os recursos foram assegurados por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

+ Entrevista: Rimelc Shirley fala sobre saída da SEMED: “Se precisar, eu volto!”

De acordo com a coordenadora do departamento de educação inclusiva da Semed, professora Elizabeth Oliveira, já foram implantadas 15 salas de Recursos Multifuncionais, que, funcionando com manutenção do Ministério da Educação e contrapartida do município, contam com materiais diferenciados e profissionais preparados especificamente para o atendimento às diversas necessidades educativas especiais dos alunos.

Com uma demanda de 16 cadeirantes atualmente, nos últimos dias as escolas foram contempladas com carteiras com proporções direcionadas para os alunos com este tipo de deficiência, o que vai garantir a eles mais conforto e qualidade de aprendizado.

“Esse processo exige mudanças na maneira de conduzir as aulas e também no modo de se relacionar com as turmas e famílias. Nosso trabalho não é só nas estruturas físicas das escolas, mas também com os profissionais e com todos os alunos”, disse Lindolfo Gomes.

veja também

Jovem agoniza até a morte após ser alvejado em União dos Palmares | © BR104
União dos Palmares
Jovem agoniza até a morte após ser atingido por disparos de arma de fogo em União

O crime aconteceu no bairro Roberto Correia de Araújo, em União dos Palmares, cidade da Zona da Mata alagoana.


Vereador Nenzinha, distribui alimentos para famílias afetadas por chuvas em União dos Palmares | © Assessoria
União dos Palmares
Nenzinha distribui lanches para crianças e visita famílias afetadas pela enchente em União

O vereador por União acompanhou de perto o drama das famílias que foram afetadas pela enchente no município.


Bruno Lopes | © Reprodução
Chuvas em Alagoas
Ex-vereador Bruno Lopes destaca ação de profissionais e voluntários nas enchentes

"Esses profissionais poderiam estar em casa, mas estão trabalhando incansavelmente, dia e noite, para diminuir o sofrimento das pessoas", disse.


Homem carregando botijão de água | © Imagem ilustrativa
União dos Palmares
Após enchente em União, comerciantes chegam a cobrar R$ 30 no botijão de água

A população tem se queixado do preço abusivo que vem sendo cobrado por itens específicos em alguns estabelecimentos da cidade.


Gato é resgatado após sobreviver a enchente em União dos Palmares | © Reprodução
União dos Palmares
Gato é resgatado após sobreviver à enchente em União dos Palmares

O animal, diante do momento desesperador em que se encontrava, buscou se abrigar em cima de uma pilastra do muro de uma igreja evangélica.