Igreja realiza culto “clandestino” durante a pandemia em União dos Palmares

Vizinhos assistem assustados a quantidade de pessoas que se aglomeram culto após culto, em um prédio pequeno e com pouca ventilação

Igreja Assembleia de Deus realiza culto em União dos Palmares - @redes sociais

Igreja Assembleia de Deus realiza culto em União dos Palmares - @redes sociais

A igreja evangélica Assembleia de Deus Nova Esperança Obra Missionária, no conjunto Nova Esperança em União dos Palmares, continua realizando cultos normalmente, mesmo após os decretos; federal, estadual e municipal, proibirem que eles ocorram

As imagens dos cultos são publicadas de forma natural nas rede sociais da igreja, e nas redes sociais do pastor Carlos, líder fundador do ministério.

Nas fotos, é possível ver crianças, jovens e idosos, sem nenhum tipo de equipamento de proteção, e sem qualquer tipo de distanciamento. Os cultos ocorrem às terças, quintas e domingos, cumprindo o calendário normal de cultos.

Vizinhos assistem assustados a quantidade de pessoas que se aglomeram culto após culto, em um prédio pequeno e com pouca ventilação, ignorando a pandemia do novo coronavírus que já matou 21 pessoas no município, e infectou mais 400 pessoas.

O BR104 procurou o pastor Carlos, e ele confirmou que os cultos estão acontecendo.

– Nós estamos fazendo os cultos, mas a gente não força ninguém a ir pra igreja. As pessoas vão voluntariamente, a gente não obriga ninguém a ir – disse o pastor.

Sobre o fato das pessoas não estarem usando máscara ou não manter nenhum distanciamento, ele disse que não havia se atentado para isso.

– Realmente, eu não havia prestado atenção nisso, mas eu vou conversar com o pessoal sobre isso. A gente não tem idosos, estamos tendo esse cuidado, os cultos só tem jovens – argumentou o pastor.

No entanto, essa informação não é verdadeira. Em várias fotos é possível ver idosos se apertando entre jovens e crianças durante os cultos. Apesar de reconhecer os riscos, o pastor não falou se irá parar de realizar os cultos.

Conselho de Pastores

O BR104 também procurou o pastor Etervaldo Silva, presidente do Conselho de Pastores de União dos Palmares (COPEUP), que responde por diversas igrejas na cidade, e inclusive, pela igreja evangélica Assembleia de Deus Nova Esperança Obra Missionária.

Segundo o presidente, a COPEUP não comunga com a decisão do pastor Carlos de abrir a igreja durante a pandemia, pelo contrário, segundo ele, já houveram várias recomendações para que o pastor Carlos não abrisse a igreja nesse período.

– Já conversamos com ele e pedimos diversas vezes que não continuasse abrindo a igreja, não é uma orientação nossa, nossos pastores são orientados a seguir o que preconiza o decreto – disse o presidente do Conselho de Pastores.

Ele ainda conclui dizendo que o pastor Carlos será submetido a Comissão de Ética do Conselho, por descumprir as recomendações.

Pessoas na igreja durante culto na Assembleia de Deus Nova Esperança em União dos Palmares