Hospital São Vicente de Paulo agradece pelos anos dedicados a serviço da vida

Serviços antes prestados pelo HSVP estão centralizados no Hospital Regional da Mata, entregue à população em outubro deste ano.

Hospital São Vicente de Paulo - foto de 2016 | © Reprodução

Hospital São Vicente de Paulo - foto de 2016 | © Reprodução

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), localizado no município de União dos palmares, Zona da Mata de Alagoas, deixou de atender casos de urgência e emergência no final de outubro. Agora, toda demanda passa a ser centralizada no Hospital Regional da Mata (HRM).

Com a entrega da nova unidade de saúde, inaugurada em 5 de outubro pelo governador Renan Filho (MDB), serviços como urgência e emergência, ortopedia, clinica médica e cirúrgico, antes prestados pelo antigo equipamento, tiveram que ser transferido.

Pertencente à Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), criada em abril de 1833, em Paris, na França, o hospital que leva o mesmo nome, por muito tempo, sobreviveu graças a doações de pessoas destacadas da sociedade palmarina, até se tornar referência no município.

Paula Lima, diretora administrativa do São Vicente, disse que a sensação é de dever cumprido com excelência. Segundo ela, ainda há muitos desafios e metas a serem conquistados e, para isso, o apoio das esferas Municipais, Estaduais e Federais, juntamente com a comunidade em geral é fundamental.

“Muito temos a agradecer por todos os anos de prestação de serviços a União e toda Terceira Região de Saúde”, disse a diretora. “A Família São Vicente se orgulha e tem gratidão por todos os seus colaboradores e pela confiança de tantos usuários. Continuaremos a servir!”, acrescentou.

O governador Renan Filho (MDB), durante a entrega do HRM, disse que a tendência é que o São Vicente seja mais focado na assistência materno-infantil e na saúde da mulher. Renan assegurou também que o Governo continuará colaborando financeiramente para o funcionamento da tradicional instituição de saúde da cidade.

Atendimentos

De acordo com a assessoria de comunicação do HSVP, no mês de outubro, último mês de funcionamento, a urgência e emergência da unidade de saúde realizou o atendimento de 2.155 pacientes, enquanto o total de pessoas atendidas em todo o hospital foi de 3.749.

Ainda segundo o hospital, ao longo dos anos a média de atendimentos mensais foi de 328 pacientes internos e 5.161 na urgência e emergência, além de todos os demais atendimentos ambulatoriais. No ano passado, o São Vicente atendeu 77.053 pacientes.

Hospital Regional da Mata

Entregue em 5 de outubro pelo governador Renan Filho (MDB), o novo equipamento, que passou a funcionar no dia seguinte, possui 118 leitos e beneficia uma população de mais de 265 mil pessoas de 11 municípios da 3ª Região de Saúde, preenchendo o vazio assistencial que existia.

Além da população de União dos Palmares, serão beneficiados os moradores de Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Jundiá, Campestre, Joaquim Gomes e São José da Laje.

Hospital São Vicente de Paulo — © Reprodução