Garoto picado por cascavel em União segue internado; estado é estável

Criança está internada no Hospital de Doenças Tropicais Hélvio Auto (HDT), em Maceió, e continua em observação

Criança está internada no Hospital de Doenças Tropicais Hélvio Auto (HDT), em Maceió, e continua em observação — © Agência Alagoas

Criança está internada no Hospital de Doenças Tropicais Hélvio Auto (HDT), em Maceió, e continua em observação — © Agência Alagoas

União dos Palmares — O menino de oito anos que foi picado por uma cobra em um sítio localizado no Distrito de Timbó, na zona rural de União dos Palmares, cidade da Zona da Mata de Alagoas, continua internado no Hospital de Doenças Tropicais Hélvio Auto (HDT), em Maceió.

A assessoria de comunicação da unidade de saúde disse ao BR104 que Jonas Tenório de Lima foi tratado com soro antiofídico. Acrescentou que ele não teve nenhum sintoma grave e que na manhã desta quinta-feira (5) apresentou dores no local da picada. Seu estado de saúde é estável.

“Quando acontece do paciente sentir incomodo no local da picada, ele fica em observação por mais 72 horas. Nesses casos, é propício que ocorra infecção na região ferida. No entanto, até o momento o paciente não apresentou agravamento da lesão. Logo, cerca 24h a 48h ele já deve receber alta médica”, informou a assessoria.

A mãe do garoto relatou à reportagem que Jonas estava em casa quando resolveu ajudar o pai em uma roça. No local havia pouca luminosidade, e no caminho o menino acabou sendo picado pela serpente. A cobra fugiu depois do ataque e não foi encontrada pela família.

O animal seria uma cascavel, uma serpente bastante venenosa. O réptil picou o pé do menino, que foi socorrido às pressas para o Hospital São Vicente de Paulo, onde recebeu os primeiros atendimentos. Ele foi levado de ambulância até a unidade de saúde. Em seguida, foi transferida para o HDT, em Maceió.

Cuidados

Os animais peçonhentos injetam veneno pelo ferrão, dente, aguilhão e cerda urticante. Ao encontrar algum animal peçonhento em qualquer situação, afaste-se com cuidado, evite assustá-lo ou tocá-lo, mesmo que pareçam mortos.

Nos sítios e chácaras manter uma área limpa em volta da casa, sem mato e, quando for aos pomares, seguir as orientações dos hábitos desses animais, pois a maioria deles gosta de ficar em cascas de árvores, escondidos entre as folhas do solo, debaixo de pedras, em locais úmidos e escuros.

+ Bombeiros capturam cobra no quintal de residência em União

Cascavel

A cascavel pode chegar a medir 2 metros de comprimento. Estas serpentes possuem um veneno neurotóxico, que atua no sistema nervoso e faz com que a vítima tenha dificuldades de locomoção e respiração.

É uma serpente com hábitos predominantemente noturnos, é terrestre e pouco ágil. No Brasil, cinco subespécies de cascavéis podem ser encontradas em áreas do Cerrado, nas regiões áridas e semi-áridas do Nordeste e em áreas abertas do Sul, Sudeste e Nordeste.