GAESF e MP/AL fazem buscas na casa de Eliane do Globo, em União dos Palmares

Eliane é proprietária e sócia de postos de combustíveis e supermercados.

Eliane do Globo

Eliane do Globo

O município de União dos Palmares, distante cerca de 80 kms de Maceió, foi palco de uma mega-operação do Grupo de Atuação Especial em Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf) e do Ministério Público Estadual de Alagoas (MP/AL), que aconteceu na manhã desta quarta-feira (02/12).

A operação “Gambito da Rainha”, aconteceu de forma simultânea em Alagoas e Pernambuco. Em União dos Palmares, o alvo foi a empresária Eliane Torres, dona do conglomerado “Globo”.

Eliane é proprietária e sócia de postos de combustíveis e supermercados.

Segundo investigações do GAESF, a empresária faz parte de um esquema criminoso que deu prejuízos na ordem de R$ 30 milhões aos cofres públicos.

Os crimes

Todos os presos são acusados de envolvimento nos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, fraudes societárias, falsificação de documentos públicos e privados, lavagem de bens e corrupção de agentes públicos. Dentre esses agentes públicos envolvidos, dois são auditores-fiscais e foram afastados do cargo.

Segundo as investigações do Gaesf, o esquema criminoso causou grave prejuízo ao tesouro estadual. Tal montante gira em torno de R$ 30 milhões em valores corrigidos monetariamente, e com multas e juros.

Foi também decretado, judicialmente, o bloqueio de bens imóveis e móveis dos acusados. A organização criminosa, que operava somente em Alagoas, era integrada por empresários, “testas-de-ferro”, “laranjas”, contadores e auditores-fiscais.

A operação foi comandada pelos promotores de Justiça Cyro Blatter – coordenador do Gaesf, Marília Cerqueira e Anderson Cláudio de Almeida e por integrantes da Secretaria de Estado da Fazenda, Procuradoria-Geral do Estado, Polícia Civil e Polícia Militar de Alagoas. Todas essas instituições compõem o corpo técnico do Gaesf.