
União dos Palmares teve seu bloqueio no sistema SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) revogado e agora está apto a receber os repasses federais, como o FMP (Fundo de Participação dos Municípios).
Até a última terça-feira (17/10), União dos Palmares estava na lista juntamente com Dois Riachos, sendo os únicos municípios alagoanos entre as 78 cidades do país que estavam impedidas de obter estes recursos.
A origem do bloqueio, segundo Anderson Ventura, secretário de Finanças de União dos Palmares, foi um débito relacionado ao Pasep. “Houve um problema com uma guia do Pasep que deveria ter sido debitada automaticamente e não ocorreu”, explicou Ventura. Contudo, ele assegurou que o município já tomou todas as providências necessárias para regularizar a situação: “Foi gerada uma guia avulsa e o problema foi resolvido. Estávamos apenas aguardando a atualização do sistema”, acrescentou o secretário.
De acordo com o SIAFI, o desbloqueio aconteceu na última sexta-feira (20), data em que o governo federal repassou aproximadamente R$ 1,5 bilhão aos municípios por meio do FPM. Com a regularização, União dos Palmares garantiu sua parcela destes recursos, fundamental para a continuidade de projetos e manutenção dos serviços municipais.