União dos Palmares

Filho denuncia que pai idoso com bronquite é internado junto com pacientes de Covid no HRM

A diretoria do HRM nega qualquer tipo de negligência médica por parte do hospital.

Publicado: | Atualizado em 21/01/2022 17:00


Familiares de um idoso internado no Hospital Regional da Mata (HRM) relataram um momento de tensão após serem informados de que o Sr. João Jacinto havia sido transferido para um leito em uma sala onde, supostamente, parte dos pacientes tinham testado positivo para a Covid-19.

De acordo com um dos filhos do paciente, ao Jacinto chegar no hospital, os profissionais da saúde realizaram exames e identificaram que ele estava com bronquite. Em seguida, o idoso foi submetido ao teste da Covid-19, e o resultado deu negativo para a doença. Ainda segundo o filho, dias após a internação, o seu pai foi transferido para uma sala onde havia pessoas com o vírus.

Indignado com o ocorrido, outro filho de João Jacinto gravou um vídeo dentro da sala onde se encontrava o leito hospitalar de seu pai, mostrando a situação que estava acontecendo. No vídeo, o homem aponta para os pacientes que confirmaram positivo para o novo coronavírus.

Ainda segundo os familiares, os profissionais da saúde atendiam os pacientes sem utilizar os EPIs adequados para os procedimentos, apenas máscaras.

– Eles sabendo que o meu pai está em uma situação que é uma porta aberta para vírus e bactérias; quem falou isso foi os médicos, então, colocaram meu pai nessa sala infectada, eles sabendo de tudo. Os profissionais não usavam EPIs, só usavam máscara mesmo. Pegavam o oxímetro, colocavam no dedo de um infectado e depois colocava no dedo do meu pai – disse um dos filhos do idoso.

Ciente das denúncias, o diretor técnico do hospital, Dr. Fábio Barros, negou a versão da família. De acordo com ele, Jacinto de fato havia dado entrada no hospital com bronquite e ficou internado em uma enfermaria. No entanto, devido ao fluxo de pessoas no HRM, o idoso teve que ser transferido para uma outra sala, localizada no primeiro andar, onde dividiu o espaço com mais cinco pacientes.

Ainda segundo o diretor, nenhum dos pacientes internados na sala tinham testado positivo para a Covid-19. Entretanto, dias depois, um testou positivo para a doença e foi transferido imediatamente. Os demais passaram por testes, e mais um paciente foi constatado com o vírus, e também foi transferido.

De acordo com a direção do hospital, os outros pacientes tiveram que ser transferidos para uma outra sala, enquanto a que eles estavam passava por um processo de desinfecção, negando assim, qualquer tipo de negligência médica por parte do hospital.


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