Festa da Padroeira: Padre George fala sobre celebração à Santa Maria Madalena

“A festa este ano é cheia de expectativa. Foram dois anos vivenciando a festa com muitas restrições", destaca o padre.

Padre George | © Oziel Nascimento

Padre George | © Oziel Nascimento


O Pe. George explicou aos palmarinos o cronograma da programação da Festa de Santa Maria Madalena 2023, em União dos Palmares, que já iniciou com a procissão do mastro, no último dia 15, e com a procissão da bandeira, nesta segunda-feira (23/1).

“A festa este ano é cheia de expectativa. Foram dois anos vivenciando a festa com muitas restrições. Neste ano, graças a Deus, nós vamos vivenciar a festa de um modo diferente, direcionando a Jesus Cristo o nosso olhar, fixando o olhar em Jesus, como ensina nossa senhora Maria Madalena”, disse o padre.

De acordo com o padre, o novenário será realizado até o dia 1º de fevereiro em dois horários, sendo manhã e noite, a partir das 18h. Além disso, após as missas da noite, os fiéis poderão acompanhar as apresentações de músicos religiosos e desfrutar de comidas típicas, sorteios, quermesse e uma porção de atrações existentes na programação.

“Após a missa da noite, nós vamos ter, todas as noites, shows religiosos aqui na praça. Barraquinhas com comidas típicas, sorteios, quermesse e tudo o que estamos acostumados a viver”, explica.

No dia 2, serão realizadas três missas, onde a comunidade poderá participar com mais tranquilidade e conforto. Às 7h, acontecerá a primeira, às 10h, a segunda, e às 12h, acontecerá a terceira missa. “À tarde nós vamos ter a procissão com a imagem de Santa Maria Madalena”, disse o padre.

Programação sociocultural

Neste ano, as atrações acontecem em um formato diferente do que o fiéis da santa estão acostumados a presenciar. Antes, as apresentações de grupos musicais não religiosos aconteciam na Praça Basiliano Sarmento, o que não acontecerá nesta edição do evento.

Com isso, a Prefeitura de União dos Palmares preparou uma programação sociocultural para as festividades em alusão à padroeira da cidade. As festas serão realizadas no Pátio Jatobá, no centro da cidade, a partir do dia 31 de janeiro.

O local tem sido o ponto de grandes eventos realizados ou apoiados pela gestão municipal. Vale lembrar que, os fiéis terão que se deslocar da Igreja Matriz de Santa Maria Madalena para o espaço onde as atrações patrocinadas pela prefeitura irão acontecer. Esse percurso tem sido motivo de críticas de muitos palmarinos.