Farra dos combustíveis: Governo Kil gastou quase R$ 12 milhões com combustível em 2022

União dos Palmares superou a prefeitura de Maceió em despesa com combustíveis em 2022

Areski Freitas e Junior Menezes - @BR104

O portal BR104 realizou um levantamento dos gastos da Prefeitura de União dos Palmares, com combustíveis, com base nas informações disponíveis no Portal da Transparência. O levantamento revelou que no ano de 2022, a Prefeitura pagou R$ 11.984.940,83 (onze milhões, novecentos e oitenta e quatro mil, novecentos e quarenta reais e oitenta e três centavos) à empresa AUTO POSTO GLOBO EIRELI, fornecedora de combustíveis para a frota municipal.

A Secretaria de Agricultura, sob o comando do secretário Sandro Couto França, foi a que mais consumiu combustível em 2022, com quase R$ 5,5 milhões (cinco milhões e meio de reais). Isso corresponde a um gasto mensal de aproximadamente R$ 458.333,33 (quatrocentos e cinquenta e oito mil, trezentos e trinta e três reais e trinta e três centavos). Considerando um mês de trabalho com cerca de 22 dias úteis, a Secretaria de Agricultura gastou, em média, R$ 20.833,33 (vinte mil, oitocentos e trinta e três reais e trinta e três centavos) por dia útil.

A Secretaria de Urbanização, Habitação e Obras Públicas, liderada pelo vice-prefeito Junior Menezes, também apresentou um alto consumo. Esta secretaria sozinha gastou R$ 2.888.775,36 (dois milhões, oitocentos e oitenta e oito mil, setecentos e setenta e cinco reais e trinta e seis centavos) em 2022, o que corresponde a cerca de R$ 240.731,28 (duzentos e quarenta mil, setecentos e trinta e um reais e vinte e oito centavos) por mês, ou R$ 10.942,33 (dez mil, novecentos e quarenta e dois reais e trinta e três centavos) por dia útil.

Os dados analisados indicam que, sob a gestão do prefeito Areski Freitas em 2022, a Prefeitura de União dos Palmares desembolsou em gastos diários com combustível, cerca de R$ 47.540,16 (quarenta e sete mil, quinhentos e quarenta reais e dezesseis centavos).

Confira os valores gastos com combustiveis por cada secretaria em 2022:

SECRETARIA VALOR EMPENHADO VALOR PAGO
Administração R$ 1.964.117,88 R$ 1.808.020,62
Obras R$ 3.254.143,00 R$ 2.888.775,36
Transporte R$ 67.825,82 R$ 62.618,96
Agricultura R$ 5.068.993,19 R$ 4.443.851,30
Social R$ 541.253,24 R$ 519.588,33
Saúde R$ 1.922.621,40 R$ 1.769.026,54
Educação R$ 511.447,07 R$ 493.059,72
TOTAL R$ 13.330.401,60 R$ 11.984.940,83

Superou Maceió

Apenas à titulo de comparação, a Prefeitura de Maceió, com uma população de 1,025 milhão de habitantes (cerca de 950 mil a mais que União dos Palmares), teve uma despesa com combustível em 2022 menor que União dos Palmares.

De acordo com o Portal da Transparência da prefeitura de Maceió, a capital de Alagoas teve uma despesa de R$ 8.530.00,00 (oito milhões, quinhentos e trinta mil reais). Portanto, União dos Palmares gastou cerca de R$ 3,4 milhões (três milhões e quatrocentos mil reais) a mais que Maceió com combustível.

Mais de R$ 3 milhões em 2023

O portal BR104 também analisou os gastos com combustível da Prefeitura de União dos Palmares em 2023. Entre janeiro e maio, a prefeitura já pagou R$ 3.168.056,18 (três milhões, cento e sessenta e oito mil, cinquenta e seis reais e dezoito centavos) em combustíveis.

Os dados revelam que, mais uma vez, a Secretaria de Agricultura, liderada por Sandro Couto França, tem o maior gasto com combustíveis. Até maio, a pasta já havia desembolsado R$ 1.569.653,19 (um milhão, quinhentos e sessenta e nove mil, seiscentos e cinquenta e três reais e dezenove centavos). Esse valor equivale a R$ 313.930,64 (trezentos e treze mil, novecentos e trinta reais e sessenta e quatro centavos) por mês ou R$ 14.267,75 (quatorze mil, duzentos e sessenta e sete reais e setenta e cinco centavos) por dia útil.

A Secretaria de Urbanização, Habitação e Obras Públicas, comandada pelo vice-prefeito Junior Menezes, apresentou o segundo maior gasto, totalizando R$ 974.307,50 (novecentos e setenta e quatro mil, trezentos e sete reais e cinquenta centavos). Isso representa uma média mensal de R$ 194.861,50 (cento e noventa e quatro mil, oitocentos e sessenta e um reais e cinquenta centavos) ou cerca de R$ 8.857,34 (oito mil, oitocentos e cinquenta e sete reais e trinta e quatro centavos) por dia útil.

No outro extremo do espectro de gastos, a Secretaria de Transporte foi a que menos consumiu combustível no período analisado, com um gasto total de R$ 15.758,99 (quinze mil, setecentos e cinquenta e oito reais e noventa e nove centavos).

A tabela abaixo detalha os gastos totais de cada secretaria com combustível nos meses de janeiro a maio de 2023.

SECRETARIA VALOR EMPENHADO VALOR PAGO
Assistência Social R$ 80.662,31 R$ 80.662,31
Educação R$ 196.367,17 R$ 37.367,17
Saúde R$ 80.662,31 R$ 80.662,31
Obras R$ 1.036.230,79 R$ 974.307,50
Agricultura R$ 1.763.843,35 R$ 1.569.653,19
Transporte R$ 17.544,33 R$ 15.758,99
Administração R$ 465.172,39 R$ 409.644,71
TOTAL R$ 3.640.482,65 R$ 3.168.056,18

Gastos exorbitantes com combustível podem sinalizar uma variedade de problemas, incluindo possível má administração de recursos públicos. Em casos extremos, isso pode se enquadrar no crime de improbidade administrativa, que inclui atos que resultam em enriquecimento ilícito, causam prejuízo ao erário ou atentam contra os princípios da administração pública.

Além disso, caso seja comprovado que os gastos excessivos foram direcionados para beneficiar terceiros ou se houve fraude no processo de licitação, os responsáveis podem ser acusados de corrupção ativa e passiva. Importante frisar que, até o momento, nenhuma acusação formal foi feita e essas possibilidades estão sendo citadas apenas como parte da análise do contexto.