Famílias lotam cemitérios de União dos Palmares para homenagens no Dia de Finados

Ambulantes também aproveitam para faturar com a venda de flores. Movimentação é intensa no cemitério Campo Santo dos Palmares

Movimentação é intensa no cemitério Campo Santo dos Palmares — © Gustavo Lopes/BR104

Movimentação é intensa no cemitério Campo Santo dos Palmares — © Gustavo Lopes/BR104

União dos Palmares — Muita gente aproveitou as primeiras horas deste sábado (2) para visitar os entes falecidos enterrados nos cemitérios públicos do município de União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas. Neste Dia de Finados, os cemitérios da cidade devem ficar lotados de visitantes. Ambulantes também aproveitam para faturar com a venda de flores.

No principal cemitério da cidade, Campo Santo dos Palmares, o dia começou bastante movimentado. Nele estão alguns túmulos de pessoas importantes, como do professor, advogado e poeta Vavá Peixoto, o do ex-prefeito da cidade José Carrilho Pedroza, o Zé Pedroza, e o do radialista José Maria de Castro Amorim.

Mesmo não conseguindo conter a emoção, Manoel Termistocles de Barros foi visitar o túmulo da mãe, falecida há dez anos. Ele diz que todos os anos faz questão de levar flores e acender velas no túmulo da genitora. “A gente sempre lembra dos nossos entes queridos, principalmente a mãe”, afirma Manoel, com os olhos cheios de lágrimas.

Manoel Termistocles de Barros foi visitar o túmulo da mãe, falecida há dez anos — © Gustavo Lopes/BR104

“Pode parecer bobeira para uns, mas para mim é uma forma de dizer que estou lembrando e que sinto saudades. Nessa data sempre venho fazer minhas orações por ela, pois este é o momento de homenagear a pessoa mais importante das nossas vidas, relembrar os bons momentos”, desabafa.

Quem também esteve no cemitério foi o advogado e vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil  (OAB) seccional União dos Palmares, Alexandre Lima. Ele reservou o dia para visitar o túmulo de parentes já falecidos, entre eles o do avô. “Eu aproveito também para prestar homenagem ao meu pai, que está sepultado em Maceió”, disse.

Para ele, o dia é mais do que só lembranças, é uma data que ‘nós chama para a reflexão’. “É um dia para refletirmos sobre a importância de dar valor as pessoas enquanto elas estão presentes. Normalmente, passamos tanto tempo longe de quem gostamos e o momento em que vemos é na despedida”, acrescentou o advogado.

Advogado e vice-presidente da OAB seccional União dos Palmares, Alexandre Lima — © Gustavo Lopes/BR104

Serviço

De acordo com o administrador do cemitério, Henrique Ramalho, o horário de visitação no cemitério Campo Santo dos Palmares, nesta quarta-feira (2), é até as 22h. A programação ao longo do dia inclui celebração de missa, prevista para ocorrer às 17h.

Famílias visitam túmulos de entes já falecidos — © Gustavo Lopes/BR104

Famílias visitam túmulos de entes já falecidos — © Gustavo Lopes/BR104

Famílias visitam túmulos de entes já falecidos — © Gustavo Lopes/BR104

Famílias visitam túmulos de entes já falecidos — © Gustavo Lopes/BR104