Falta de água em União dos Palmares aumenta desafios na pandemia

Em janeiro deste ano, a direção do SAAE anunciou um projeto de reestruturação na ETA (Estação de Tratamento de Água), na ordem de quase R$ 30 milhões.

Falta de água na torneira - imagem ilustrativa

Falta de água na torneira - imagem ilustrativa

O sistema precário de captação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de União dos Palmares continua impondo aos palmarinos enormes dificuldades quanto ao combate à pandemia do novo coronavírus. Neste momento em que a água na torneira se faz ainda mais necessária para garantir uma higienização constante, a autarquia faz intermináveis comunicados de manutenção e deixa a população sem o líquido precioso.

Nas redes sociais oficiais do SAAE, as publicações mais comuns informam a população sobre manutenções, que culminam na falta de água em vários bairros, ou sobre a falta de energia na estação de tratamento, que provoca a falta de água em toda a cidade.

Nesta semana, o município passa novamente por um intenso desabastecimento. A autarquia explicou que teve de fazer uma manutenção devido ao rompimento de um flange, que precisou de reparos durante todo o final de semana. A expectativa é que a cidade volte a ser reabastecida até quarta-feira (05/05).

Em janeiro deste ano, a direção do SAAE anunciou um projeto de reestruturação na ETA (Estação de Tratamento de Água), na ordem de quase R$30 milhões. O recurso seria oriundo de emendas do agora presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP/AL).