Exclusivo: Idosos que tiveram casa invadida pela polícia em União relatam momentos de terror

Mandado de busca teria sido expedido com endereço errado; SSP irá apurar as informações

Polícia invade residência de idosos por engano em União dos Palmares — © BR104

Polícia invade residência de idosos por engano em União dos Palmares — © BR104

Um casal de idosos alega ter passado por momentos de terror na manhã dessa sexta-feira (4/9), após policiais terem invadido por engano a sua residência. Durante a ação, o imóvel foi revirado e disparos de arma de fogo chegaram a ser efetuados no local, segundo eles.

O caso aconteceu no município de União dos Palmares e, nessa sexta, a polícia realizou uma operação conjunta com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que praticava tráfico de drogas no bairro Roberto Correia de Araújo. Na ocasião, dez pessoas foram presas.

Alexandre Lima, advogado da família, disse que os idosos ficaram bastante nervosos e assustados com a ação. Segundo ele, haviam dois mandados, sendo um de busca e apreensão e outro de prisão em nome de uma pessoa que o casal afirma não ter conhecimento de quem seja.

Ao BR104, a idosa relata que estava dormindo quando acordou com os policiais na porta, por volta das 5h, gritando e pedindo para abri-la, pois era uma apreensão. “Eu falei: ‘moço, aqui só mora dois idosos, inclusive meu esposo é cadeirante’. Quando eu disse já vou abrir, só ouvi os pipocos e eles já estavam dentro da minha casa”.

Disparos de arma de fogo no forro do imóvel — © Cortesia

No imóvel, vidraças, fechaduras, vasos e outros objetos foram quebrados durante a operação. Além disso, marcas de tiros ficaram no forro PVC. “Após toda a confusão, os policiais perceberam que aquele não era o endereço onde deveriam estar, pediram desculpas e desejaram que tudo ficasse bem com o casal”, disse o advogado.

O advogado afirmou que procurou a Delegacia Geral da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), em Maceió, para buscar explicações. Acrescentou que a Comissão de Direitos Humanos da OAB Alagoas vai acompanhar o caso e que, caso PM’s estejam envolvidos, vai acionar a acionar a Ouvidoria da Polícia Civil e da Polícia Militar.

Em nota enviada à imprensa, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas informou que “não compactua com nenhum tipo de irregularidade de conduta dos agentes de segurança do estado. Com relação às acusações feitas, a SSP irá apurar as informações para poder tomar as devidas medidas cabíveis”.