Estudo avalia a qualidade do caldo de cana comercializado em União dos Palmares

O estudo foi realizado em parceria com institutos de Biotecnologia de universidades de estados, como; Alagoas, Sergipe e Paraíba.

Técnicos do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas, analizaram a qualidade dos caldos de cana, comercializados por ambulantes no município de União dos Palmares.

O estudo foi realizado em parceria com institutos de Biotecnologia de universidades de outros estados, como Sergipe e Paraíba.

O resultado do estudo foi divulgado pela “REVISTA VERDE DE AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”.

Segundo a publicação, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica de amostras de caldo de cana  comercializados em feira livre no Estado de Alagoas.

Foram coletadas sete amostras de caldos de cana comercializados informalmente por ambulantes em feira-livre no município de União dos Palmares, Alagoas, onde cada amostra foi coletada em diferentes ambulantes.

Realizaram-se três coletas com intervalos de quinze dias, as quais foram acondicionadas em frascos estéreis, identificadas e encaminhadas ao Laboratório de Microbiologia Geral da Universidade Federal de Alagoas para  posteriores análises.

A coleta quinzenal proporciona caracterizar a ocorrência dos micro-organismos nas amostras.

Foram detectados protozoários, coliformes totais e termotolerantes em todas as amostras.

O estudo constatou que os caldos de cana estão fora dos padrões estabelecidos para com alimentos in natura.

A conclusão do estudo revela que o caldo de cana comercializado em feira livre de União dos Palmares não está dentro dos padrões estabelecidos pela Vigilância Sanitária.

Leia a publicação na íntegra, clicando aqui.