Estátuas de Zumbi e Dandara são expostas na prefeitura de União dos Palmares

É relembrando o dia 06 de fevereiro que o povo palmarino é presenteado com duas esculturas

Prefeitura de União dos Palmares (Crédito: Oziel Nascimento/BR104)

Prefeitura de União dos Palmares (Crédito: Oziel Nascimento/BR104)

União dos Palmares – A prefeitura de União dos Palmares recebeu, nesta quarta-feira (6), estátuas em homenagem ao dia 06 de fevereiro de 1964, data que marcou a batalha que ficou conhecida como “Guerra dos Palmares”.

Foi no município de União dos Palmares que o maior símbolo de resistência à escravidão ficou conhecido. Sob a liderança de Zumbi dos Palmares, o Quilombo dos Palmares acolhia aqueles escravos que conseguiam fugir das fazendas.

+ Movimento negro relembra queda do Quilombo neste 6 de fevereiro

Entretanto, isso teve um fim. Isso porque o governo sempre investiu e insistiu para acabar com esse quilombo. Porém foi só com o comando do bandeirante Domingos Jorge Velho, que o governo conseguiu fazer com que o Quilombo dos Palmares viesse à queda.

Foram oferecidos a Domingos Jorge Velho, armas, terras, e dinheiro pelo resgate dos escravos que haviam fugido. A partir de então teve início o conflito que ficou conhecido como Guerra de Palmares, em que as forças do governo saíram vitoriosas, com a destruição completa do Quilombo em 1695.

E é relembrando esta data histórica que o povo palmarino é presenteado com duas esculturas; uma estátua simbolizando Dandara, e a outra simbolizando Zumbi dos Palmares que foi morto após uma emboscada no dia 20 de novembro de 1965.