União dos Palmares

Escritor palmarino publica livro sobre geografia urbana

Na obra, o escritor conta um pouco sobre a relevância da cultura algodoeira para o desenvolvimento do espaço urbano de União dos Palmares.

Publicado: | Atualizado em 02/07/2024 11:18


O escritor palmarino Salviano Santos publicou um livro intitulado “Geografia Urbana e Espaço Geográfico: As Marcas do Algodão e da Cana-de-Açúcar em União dos Palmares de 1920 a 2014”.

Em entrevista ao Portal BR104, Santos conta que o projeto da obra surgiu ainda em sua graduação, no curso de Geografia, na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

No livro, o escritor fala um pouco sobre a relevância da cultura algodoeira para o desenvolvimento do espaço urbano de União dos Palmares.

“A cultura algodoeira teve uma relevância tão grande, que, até hoje, está impressa na bandeira do município. Lá a gente tem a cana-de açúcar e o algodão. A maioria das pessoas não sabe a importância socioeconômica que essa cultura teve aqui”, conta Salviano.

Para explicar essa importância, o autor do livro relata que, o traçado da ferrovia de União, por exemplo, foi originalmente programado para ligar o município a Maceió, mas que, na segunda metade do século XIX, passou a incluir a cidade de Recife, para atender a demanda de escoamento da produção algodoeira dos palmarinos.

Salviano conta ainda que o colapso da cultura algodoeira se deu pela concorrência com a cana-de açúcar.

“Principalmente, com a criação do proálcool em 1975, que foi até 1985. A partir daí, com a forte concorrência dos recursos do governo federal, que preferiu investir principalmente na cana-de-açúcar, voltada para a produção do álcool, que seria o combustível do futuro, houve um declínio e as pessoas foram abandonando a cultura algodoeira”, explica o escritor.

Os interessados em adquirir o livro, para conhecer mais a história, podem entrar em contato com o próprio escritor pelo número (82) 991616611 e fazer uma encomenda por um preço simbólico.

Assista a reportagem completa no topo da matéria.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também


Areski recebendo medalha - @Reprodução
União dos Palmares
Prefeito Areski Freitas é condecorado pela Polícia Militar

A concessão da medalha "Amigo da Polícia Militar" é um reconhecimento importante, destinado a civis que se destacam por suas contribuições à segurança pública.


Areski Freitas - @Reprodução
União dos Palmares
Após Areski anunciar processo, Verde Alagoas reage e propõe diálogo

A coletiva de imprensa convocada pelo prefeito Areski Freitas trouxe à tona a insatisfação da administração municipal com a atuação da Verde Alagoas.


Coletiva - @BR104
União dos Palmares
Kil anuncia processo contra a Verde Alagoas: Entenda as acusações

O prefeito Areski Freitas convocou uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira


Rio Mundaú em União dos Palmares - @BR104
União dos Palmares
Rio Mundaú ultrapassa cota de atenção em União dos Palmares

Segundo a Cepdec, o nível do rio Mundaú chegou em 473 cm, sendo a cota de atenção em 470 cm.