
A Escola Estadual Rocha Cavalcanti, em União dos Palmares, realizou a Feira Estudantil do Jovem Empreendedor nesta semana, com o objetivo de trabalhar as habilidades do empreender nos alunos.
Segundo Lucineide, coordenadora pedagógica da escola, o projeto faz parte do programa Professor Mentor, da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, que faz com que os estudantes, ao longo do ano, desenvolvam um projeto de pesquisa atrelado ao seu projeto de vida. O foco é a recomposição da aprendizagem do aluno e o projeto de vida.
Ainda segundo a coordenadora, neste ano, o programa tem trabalhado com uma nova dimensão estratégica nos projetos, que é o empreendedorismo.
“Quantos alunos nós não temos, dentro da nossa escola, que já têm as habilidades do empreender? Inclusive, nós fizemos isso para pesquisar os nossos alunos que usam o cartão Escola 10, do Estado, e o Pé-de-Meia, do governo federal, para desenvolver seus pequenos empreendimentos, e isso vem dando muito certo”, disse Lucineide.
A profissional também destacou que esse projeto beneficia aqueles alunos que não desejam fazer faculdade, e sim empreender.
“Muitos alunos não querem fazer faculdade; infelizmente, nós temos essa realidade, mas isso não quer dizer que eles não possam ter sucesso na vida. Nós temos vários empresários que não cursaram universidade, mas colocaram o seu negócio e se deram super bem na vida”, destacou a coordenadora.
Dentre os projetos apresentados pelos alunos na feira estudantil, está o do Everton, que tem como foco o cuidado com os animais de rua do município.
“Nosso projeto surge com o objetivo de cuidar e preservar os animais que existem aqui na cidade, e que acabam, infelizmente, morando na rua por serem abandonados ou os seus donos não terem condição de mantê-los”, disse o aluno.
Diante disso, o estudante, junto com sua equipe, tem feito propaganda para as pessoas se conscientizarem sobre a causa animal, pois o abandono ainda é um problema persistente na cidade.
Através de um perfil no Instagram (@proteja), Everton tem feito postagens sobre o assunto, além de divulgar acessórios acessíveis para pets, com materiais simples, mas resistentes.
“O nosso produto é seguro, e além de trazer uma sofisticação para o seu pet, vai estar nos ajudando na campanha, que trará alimentos para os animais de rua”, disse ele.
Assista a reportagem completa no topo da matéria.