Hoje é o aniversário da Escola Municipal Mário Gomes de Barros, umas das instituições de ensino mais conhecidas de União dos Palmares, Alagoas. A escola onde já estudou vários palmarinos e palmarinas completa 54 anos de história.
A escola homenageia Mário Gomes de Barros, filho de Laurentino Gomes da Silva Rego e Amália Maia Gomes. Irmão de Carlos Gomes de Barros e de Antônio Gomes de Barros – sendo este último o pai do político e economista Manuel Gomes de Barros, o Mano.
Mário nasceu no dia 30 de março de 1902, na cidade de Colônia de Leopoldina, interior de Alagoas. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito de Recife no final do ano de 1936.
Atuou como prefeito da cidade de União dos Palmares entre os anos de 1933 e 1935 – neste mesmo ano, assumiu o mandato de deputado estadual constituinte. E, no final de 1937, voltou a ser prefeito da cidade, encerrando o mandato em 1941.
Mário Gomes de Barros é considerado uma das principais figuras alagoanas que incentivou a expansão das plantações de cana-de-açúcar e das usinas no estado, e ainda foi o primeiro presidente da Cooperativa dos Usineiros de Alagoas.
Após a sua morte, em 3 de junho de 1966, ele recebeu várias homenagens pelo território alagoano, e foi inaugurada a Escola Municipal Mário Gomes de Barros, em 31 de maio de 1967, em União dos Palmares.
A reportagem entrou em contato com a diretora da escola para saber se haverá alguma comemoração simbólica. No entanto, até o momento da publicação desta matéria não tivemos resposta.