Entenda as mudanças no trânsito de União dos Palmares

O diretor da SMTT de União dos Palmares explica por que essas mudanças estão acontecendo.

Publicado em: 24/02/21 às 15:41 | Atualizado em 25/02/2021 09:47
Por Giovana Chavarria


O trânsito de União dos Palmares começou a se modificar, na última segunda-feira (22), na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte de Barros e na rua Coronel José Bezerra Montenegro, onde foi instalada uma rotatória para controlar a circulação dos veículos nestas imediações. Este é mais um trabalho feito pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) do município.

A reportagem do Br104 entrevistou o diretor da SMTT de União dos Palmares, o Ventura, para explicar à população o motivo dessas mudanças e como vai funcionar a rotatória, as divisórias e dimensões da nova sinalização de trânsito no Centro da cidade, mais precisamente nas áreas do Bradesco, da Clinicar e do Todo dia. Ao todo, 4 modificações foram realizadas.

Confira abaixo as quatro modificações feitas pela SMTT no município.

Primeira modificação 

— Em meio a muitos conflitos, que aconteciam na Av. Monsenhor Clóvis, e aconteciam aqui na Coronel José Bezerra Montenegro, a gente decidiu mudar esse cenário. A primeira modificação foi transformar o que era mão e contramão, agora em mão única. A Coronel deixa de ser uma mão dupla e se transforma em uma mão única, evitando que naquele lugar, haja um cruzamento de veículos. Assim cada veículo vai ter um sentido único — inicia Ventura.

O diretor explica que, antigamente, os veículos iam até a Mirim, mas com a mudança, hoje, o condutor deve entrar na rua dos fundos do correio, que também é chamada de Travessa Coronel, e sair mais a frente no fim do retorno, caso o condutor tenha interesse em usufruir dos serviços do Banco Bradesco ou levar/buscar o filho no colégio. “Se é um morador, o acesso de entrada a essa rua é aqui também na travessa, que fica por trás dos correios”, complementa o diretor.

Segunda modificação 

No centro da via, foi posta uma faixa para que o condutor, que queira subir em sentido a Av. Monsenhor Clóvis, espere no meio dela. Segundo Ventura, ela é apropriada ao condutor, e na área serão colocados alguns tachões para dar mais segurança aos condutores, e evitar uma colisão.

Terceira modificação 

Para os condutores esperarem a sua vez de passagem na travessa Coronel, rumo ao Banco Bradesco ou ao bairro, o SMTT fez uma faixa única para que o veículo se acomode no centro da via, que agora está bem sinalizada, e no momento oportuno ele convirja à sua esquerda.

A gente fez uma faixa única para que o veículo se acomodasse no centro da via, bem sinalizada, e aí no momento oportuno o condutor vai convergir na sua esquerda, indo em direção à rua São Pedro, à Mirim, ao Loteamento São Mendes, ou retornar ao Banco Bradesco, ou até mesmo ao colégio buscar um filho explicita o diretor.

Além disso, o SMTT também aumentou a quantidade de vagas de estacionamento em frente ao banco e ao posto, que vão comportar vários veículos. Trata-se de um estacionamento de forma perpendicular. A superintendência também aumentou as vagas na travessa Coronel, no total de 14 vagas em uma rua que antes cabia 7.

Quarta modificação 

Por fim, foi criada uma pequena rotatória na Av. Monsenhor Clóvis, a fim de evitar os conflitos que costumavam acontecer na junção da avenida com a travessa, uma vez que um veículo que descia a Caixa Econômica dava de frente com outro que vinha saindo.

“Então a gente teve que acabar com isso, porque ninguém dava preferência a ninguém […] Foi criado uma rotatória, os veículos já saem na sua mão correta, na faixa de rolamento correta. E os veículos vão tomando os seus destinos corretos.”

Ventura diz que o Código de Trânsito, no Art. 29, diz que quem está na rotatória tem preferência. “Quem tiver subindo do Bradesco pra avenida, tem que esperar a vez na rotatória. Porque o veiculo que está circulando dentro, é o que tem a preferência. Então, se um veículo está circulando, ele espera, o veículo vai embora e ele passa.”

A rotatória está bem sinalizada, com sinalização de preferência, para que nenhum condutor venha ser pego de surpresa ou um infrator venha transitar em alta velocidade. Os tachões de redução de velocidade farão o seu trabalho para que todos entrem devagar, com segurança e esperem a sua vez, para que não haja nenhum acidente ou danos a ninguém. A velocidade máxima para as vias urbanas será de 30km/h.

“A gente sabe que tem os infratores que querem transitar em alta velocidade, mas o código ressalta que são 30 km/h”, aponta o diretor.

Além de tudo, Ventura também ressalta que os agentes vão orientar a população em um período de 30 dias. Nesse período, ninguém vai ser penalizado, a não ser que seja por desobediência. Ou seja, haverá um período educativo de orientação para esse novo modelo de trânsito no centro da cidade.

Confira a reportagem na íntegra no início da matéria. 


PRF apreende veículo dos Correios com R$ 13,5 milhões em cocaína no interior de Alagoas

Os criminosos traziam a droga do estado de São Paulo e seguiam para a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Há 4 horas atrás | Redação

Covid-19: Maceió se consolida como a capital com a vacinação mais eficiente do país

A capital alagoana atingiu 95,2% da aplicação de doses contra o novo coronavírus na população maceioense.

Há 5 horas atrás | Redação | BR104

Exposição mostra trabalho artesanal de artistas de Murici

Vários materiais foram expostos e ficaram à disposição da prefeitura para uma exposição aberta ao público.

Há 5 horas atrás | Redação | BR104

“Obrigado, Queiroga!”, diz JHC sobre novo lote de vacinas para Alagoas

JHC disse que está pronto "para vacinar os maceioenses e ampliar a imunização".

Há 6 horas atrás | Redação

Quem é o pastor alagoano que prometeu orar para Paulo Gustavo morrer?

José Olímpio é braço direito do reverendo José Orisvaldo Nunes de Lima, presidente da Assembleia de Deus em Alagoas.

Há 6 horas atrás | Redação

Barreira desaba e destrói residência em grota de Maceió

Uma casa ficou completamente destruída e outras três residências vizinhas foram condenadas pela Defesa Civil. Não houve feridos.

Há 7 horas atrás | Redação | BR104

Operação Cerco mira roubos e tráficos de entorpecentes em Anadia e Maceió

A ação policial aconteceu nas primeiras horas desta quinta-feira (15/04), e foi expedida pela 17ª Vara Criminal da Capital.

Há 9 horas atrás | Redação | BR104

Adelson Andrade: A CPI da pandemia, Bolsonaro e o áudio vazado

Este é o assunto do podcast 5 Minutos desta quinta-feira (15/04), em que Adelson Andrade avalia a situação provocada pelo vazamento da gravação.

Há 10 horas atrás | Redação

Chuvas elevam nível do Rio Mundaú em União dos Palmares

De acordo com o Boletim Hidrológico da Semarh, o nível do Rio Mundaú está com uma forte tendência de crescimento.

Há 10 horas atrás | Redação

Deputado Cabo Bebeto é o entrevistado desta quinta (15) no BR360

O programa vai ao ar às 20 horas por meio da página oficial do BR104 no Facebook e YouTube.

Há 11 horas atrás | Redação | BR104