Engenheiro fala sobre problemas na obra da Serra da Barriga

Infiltração fez com que as placas do calçadão rachassem e cedessem, oferecendo riscos aos pedestres

Infiltração fez com que as placas do calçadão rachassem e cedessem, oferecendo riscos aos pedestres — © BR104

Infiltração fez com que as placas do calçadão rachassem e cedessem, oferecendo riscos aos pedestres — © BR104

União dos Palmares — O engenheiro responsável pela obra de implantação e pavimentação de acesso a Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas, Iran Menezes, falou sobre os problemas registrados pelo BR104 nessa terça-feira (20).

Com as fortes chuvas que caíram recentemente na região, a infiltração fez com que as placas do calçadão rachassem e cedessem, oferecendo riscos aos pedestres. Além disso, ainda não foram iniciados os trabalhos de implantação dos pórticos e das sinalizações horizontal e vertical, que estavam previsto para março deste ano.

De acordo com o engenheiro, a estrada tem 7km e 400 metros, com calçada em toda sua extensão. Ressaltou ainda que o problema foi registrado em trinta metros de calçada, ‘proveniente de uma erosão da barreira que fica às margens da estrada’, e que não foi ocasionado por problemas de drenagem.

“Eu pensei que tivesse sido até problemas na drenagem, mas não foi. Foi uma força externa aqui de cima do cercado, uma água desceu. Inclusive, tem umas árvores que eu vou ter que remover, pois elas estão com tendência de cair”, explicou, acrescentando que a parte danificada já está sendo restaurada.

Para evitar novos transtornos, Iram informou que será realizado a implantação de uma sarjeta – escoadouro das águas pluviais, afim de evitar que a água desça novamente e cause novos problemas no local. “Pretendemos inaugurar ela em outubro, e até lá, iremos fazendo reparos e manutenção”, disse.

+ Procon/AL fiscaliza espera em fila de bancos em União dos Palmares 

Iran também fez um apelo para que a população cuide da obra. Segundo ele, vários reparos já foram realizados, pois veículos estão estacionando em cima da calçada. “A sarjeta é feita para correr água. A calçada de pedestre é feita para pessoas andarem, e não para carro ou moto”.

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares recebe, todos os anos, milhares de pessoas que visitam a Serra da Barriga no dia 20 de novembro para prestar homenagens ao líder quilombola Zumbi dos Palmares. A ideia de asfaltar o trajeto tem o objetivo de atrair mais visitantes ao local.

A obra faz parte do programa Pró-Estrada, do Governo de Alagoas, que já beneficia cerca de 90 municípios em todo o Estado com implantação e reconstrução de rodovias, além da pavimentação de vias urbanas.

Confira a reportagem na íntegra: