Em União, “Lixão” muda de endereço e cresce próximo a Usina Laginha

Lixo deveria estar indo para o aterro sanitário mas permanece no município

Novo lixão de União dos Palmares

Novo lixão de União dos Palmares

O acúmulo de lixo em um terreno próximo a antiga Usina Laginha, em União dos Palmares, zona da mata alagoana, tem colocado em risco a vida dos catadores que tiram dos resíduos a sua sobrevivência.

A área foi destinada para o transbordo do lixo e deveria estar fazendo o tratamento dos resíduos para depois enviar o mesmo até o aterro sanitário que fica no município de Pilar, distante 74,9 quilômetros de União dos Palmares.

Como este processo não está sendo realizado como deveria, os problemas com o lixo que deveriam ter sido resolvidos com o fechamento do antigo lixão, continuam.

A reportagem do portal BR104, esteve na sede da secretaria municipal de infraestrutura  do município, a procura do secretário Júnior Menezes, mas o mesmo não se encontrava. Tentamos contato por telefone, mas também não conseguimos localizá-lo.

Falamos com o diretor de recursos humanos da secretaria de infraestrutura, Antônio Lopes, que nos disse que o trabalho do manejo do lixo é autorizado pelo IMA, (Instituto do Meio Ambiente), e feito em parceria com a secretaria de meio ambiente da cidade.

Questionado sobre o acúmulo do lixo de forma irregular no local onde não deveria estar, ele não soube responder sobre os motivos que levaram ao acúmulo e disse que não tinha nenhuma informação a este respeito.

Enquanto o problema segue sem nenhuma solução, um novo lixão vai se formando em União dos Palmares, com apenas uma mudança; o endereço.