Em União dos Palmares, artesãos veem crescimento em demanda no mês da Consciência Negra

O mercado funciona na antiga Estação Ferroviária, no centro da cidade.

Mercado de Artesanato em União | © Gustavo Lopes

Mercado de Artesanato em União | © Gustavo Lopes


Com o fluxo de turistas aumentando em União dos Palmares, devido ao mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, o Mercado de Artesanato, localizado no Centro da cidade, registra um crescimento na demanda dos materiais feitos à mão e comercializados no local.

Seja para decoração de casas, acessórios, ou para presentear alguém, o fato é que, há um aumento na busca pela arte produzida por artesãos palmarinos, que tem surpreendido visitantes e até mesmo moradores da região.

“Nós procuramos investir, principalmente, em produtos feitos da terra, para dar uma valorização maior ao nosso artesanato. Se a gente não procurar saber da nossa cultura, quem vai procurar saber?”, disse a artesã Ana Lucia.

Mesmo com a demanda aumentando, principalmente nas semanas que antecedem o Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20 de novembro, o local ainda é desconhecido por muitos moradores do município.

De acordo com a artesã entrevistada, palmarinos que chegam no mercado ficam surpresos por saber que na cidade existe um espaço de artesanato.

“Eu convido a todos os palmarinos para fazer uma visita ao Mercado de Artesanato. Tem 20% da população que não sabe nem que existe esse mercado de artesanato aqui em União”, disse Ana Lucia.