Em nota, HSVP desmente prefeitura de União dos Palmares

O Hospital São Vicente de Paulo negou que a prefeitura tenha o consultado sobre qualquer doação de respiradores

Publicado em: 22/05/20 às 17:07
Por Redação


Nota do Hospital São Vicente de Paulo
Nota do Hospital São Vicente de Paulo

A direção do Hospital São Vicente de Paulo emitiu uma Nota Pública, desmentindo uma nota que havia sido enviada ao BR104 pela prefeitura de União dos Palmares.

Acontece que essa semana, o vereador Caju propôs que a Secretaria de Saúde usasse parte dos quase R$1 milhão que foi aprovado pela Câmara de Vereadores para o combate ao Covid-19, na compra de pelo menos 2 respiradores.

No entanto, a prefeitura explicou que já havia procurado o jurídico do São Vicente de Paulo, e o hospital explicou que não teria como dar utilidade ao respirador, pelo fato que a unidade de saúde não possui profissionais especializados no uso do equipamento.

– Quando procurado o setor jurídico da instituição filantrópica referida, a resposta à demanda foi de que a aquisição dos equipamentos não seria suficiente para atender os pacientes com problemas respiratórios, visto que o Hospital precisa também de profissionais com especialidade no manuseio dos respiradores, médicos intensivistas, além de uma estrutura física que comporte as condições necessárias para a estadia do paciente nesses casos. Não adiantaria comprar os respiradores sem ter o que é primordial para sua utilidade. – Cita parte da nota.

No entanto, segundo a direção, o hospital tem profissionais capacitados para operacionalizar o respirador e existe sim a necessidade desse equipamento no HSVP;

– Gostaríamos de deixar claro que a necessidade do respirador para o HSVP existe, desde que seja para estabilizar o paciente até o momento de sua transferência para as unidades de referência disponibilizadas pelo estado, pois temos profissionais médicos capacitados para operacionalizar o respirador. – cita um trecho da nota, desmentindo o que afirma a prefeitura ao dizer que o hospital não tem profissionais capazes de manusear o equipamento.

Em um outro trecho, o hospital deixa claro que jamais recusou receber os respiradores, como dito na nota da prefeitura de União dos Palmares.

– Ressaltamos que nunca recusamos receber respiradores, inclusive na visita dos técnicos da SESAU a Dra. Rosana Veras cogitou sobre a possibilidade de recebermos um Ventilador Mecânico para a área de isolamento da Urgência e Emergência. – Diz a nota, desmentindo novamente a nota da prefeitura.

Por fim, a nota explica que; – até o presente momento o HSVP não foi contemplado com nenhum recurso destinado para o enfrentamento da Pandemia (COVID-19).

Leia a nota na íntegra

A DIREÇÃO GERAL DO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO,

Considerando a nota da Prefeitura Municipal de União dos Palmares em 21 de maio de 2020 vem a publico esclarecer que no dia três de abril de 2020, recebemos a visita dos Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (SESAU) conforme registro em anexo, para avaliar as condições estruturais do Hospital São Vicente de Paulo – HSVP.

A direção administrativa desde o inicio da pandemia, vem relatando que o hospital não tem estrutura para ser hospital referencia para a 3º Região de Saúde do Estado de Alagoas para COVID-19, que engloba onze municípios, tendo em vista que temos Maternidade, Pediatria, Clinica Médica e Clinica Cirúrgica, ficando vulneráveis e colocando em risco a assistência a esses pacientes.

Gostaríamos de deixar claro que a necessidade do respirador para o HSVP existe, desde que seja para estabilizar o paciente até o momento de sua transferência para as unidades de referência disponibilizadas pelo estado, pois temos profissionais médicos capacitados para operacionalizar o respirador.

Ressaltamos que nunca recusamos receber respiradores, inclusive na visita dos técnicos da SESAU a Dra. Rosana Veras cogitou sobre a possibilidade de recebermos um Ventilador Mecânico para a área de isolamento da Urgência e Emergência, ressaltando que no período em que recebemos a visita dos Técnicos da SESAU só disponibilizávamos de apenas dois leitos de isolamento e hoje já estamos com sete leitos.

Salientamos ainda que até o presente momento o HSVP não foi contemplado com nenhum recurso destinado para o enfrentamento da Pandemia (COVID-19).

União dos Palmares, 22 de Maio de 2020.

Ana Paula Alves de Lima Diretora Geral do HSVP


Live gospel do BR104 terá 7 cantores e apresentação de Kleber Marques

A transmissão ao vivo será nesta quinta-feira (04) a partir das 19:30, exclusivamente no canal do Youtube do BR104.

Há 1 hora atrás | Redação

Corpo é encontrado sobre passarela em São José da Laje

O local onde a vítima foi encontrada 'Passarela do Tijuca', é bastante perigoso no período da noite

Há 2 horas atrás | Johny Lucena | BR104

“Mesquinho e Canalha” diz Amauri Lessa sobre Geo Cruz, prefeito de Ibateguara

O presidente da Câmara de Vereadores de Ibateguara é ex-aliado de Geo Cruz.

Há 2 horas atrás | Jota Lima

Luto: Morre a cantora gospel Fabiana Anastácio vítima de Covid-19

Fabiana Anastácio foi internada em São Paulo após infecção do novo coronavírus

Há 2 horas atrás | Redação

Idosa de 70 anos é a 14ª vítima fatal de Covid-19 em União dos Palmares

O município tem 232 casos confirmados de Covid-19

Há 3 horas atrás | Redação

Prefeito de União dos Palmares repudia falas de Sérgio Camargo contra Zumbi

Areski Freitas chamou o presidente da Fundação Palmares de "Cavalo de Tróia"

Há 3 horas atrás | Redação

Secretária de Saúde de União dos Palmares testa positivo para Covid-19

Geane Vergetti publicou uma nota confirmando a informação

Há 20 horas atrás | Redação

Prefeito de Branquinha gastou quase R$70 mil em álcool em gel

Com 9 casos confirmados de Covid-19, além de 59 suspeitos, Branquinha é uma das poucas cidades da região cujo a prefeitura não adquiriu testes rápidos de Covid-19.

Há 23 horas atrás | Redação

Jovem de 25 anos é preso por tráfico de drogas no bairro Bom Sucesso em Arapiraca

O suspeito foi detido após uma denúncia anônima, com ele agentes do PELOPES encontraram 120 gramas de cocaína

Há 1 dia atrás | Johny Lucena | BR104

OAB pede ao MPE redução em mensalidades de escolas particulares de União

O pedido foi recebido pela promotora de Justiça Adilza Freitas que instaurou uma Notícia de Fato

Há 1 dia atrás | Redação