Em mês de celebração, estátua de Santa Maria Madalena vira símbolo de abandono

Já se passaram oito anos e a imagem da santa, padroeira da cidade, continua sendo desgastada pela ação do tempo

Estátua de Santa Maria Madalena vira símbolo de abandono — © BR104

Estátua de Santa Maria Madalena vira símbolo de abandono — © BR104

União dos Palmares — Construída em 2012 para atrair o turismo religioso para a cidade, a estátua de Santa Maria Madalena, padroeira de União dos Palmares, localizada no alto da Serra da Laje, continua abandonada e sem receber reparos.

A estátua foi inaugurada pelo atual prefeito da cidade, Areski Freitas. No entanto, a estrutura que custou R$ 126 mil aos cofres públicos e já não recebia manutenção, agora não recebe mais visitas. Isto, porque as abelhas já tomaram conta de toda a imagem, impossibilitando a população de se aproximar do local.

Quando inaugurada, o gestor afirmou que a imagem ‘seguramente’ iria durar aproximadamente ‘trezentos anos’. Já se passaram oito e a imagem da santa, padroeira da cidade, está sendo desgastada pela ação do tempo. Além disso, com a falta de manutenção, o mato toma conta da escadaria de acesso ao santuário.

Em uma reportagem feita pelo BR104, em janeiro de 2019, populares denunciaram que o poder público simplesmente abandonou o local, e toda manutenção que deveria ser feita pela prefeitura, já que se trata de um monumento público, era realizada pela própria comunidade.

Vale lembrar, também, que a antiga escultura já foi alvo de polêmica, e muitos disseram que o monumento à Santa não era nada parecido com a imagem verdadeira. “Os devotos que me perdoem! Gente, fiquei muito decepcionado com a estátua de Santa Maria Madalena. É, no mínimo, bizarra!”, postou um internauta em seu Facebook.

Confira a reportagem: