Dois pacientes com sintomas de varíola dos macacos dão entrada no HRM

Os pacientes são de União dos Palmares e Murici.

Hospital Regional da Mata - @BR104

Um paciente do sexo masculino deu entrada no Hospital Regional da Mata, com sintomas suspeitos da varíola dos macacos (monkeypox).

O hospital confirmou ao BR104 na tarde desta terça-feira (09/08), que ele foi submetido ao teste para saber se de fato contraiu a doença, e que o resultado deve sair até a próxima sexta-feira (12).

Oriundo da cidade de Murici, o paciente que não teve a identidade divulgada apresenta sintomas comuns da varíola dos macacos, como bolhas (feridas na pele), dor no corpo, febre, dor na garganta e dor de cabeça.

Paciente 2

Era 16h21 de domingo (31/07), quando uma paciente – que nesta matéria identificaremos pelo nome fictício de Maria – deu entrada no HRM com sintomas da mesma doença.

A mulher, que é de União dos Palmares, apresentava um quadro de erupções cutâneas – feridas que aparecem em forma de bolhas na pele -, uma inflamação muito forte na garganta, dor no corpo e nas costas, calafrios e febre, todos sintomas já conhecidos da varíola dos macacos.

A médica que atendeu a paciente, orientou que fosse ministrada uma benzetacil – um antibiótico utilizado para tratar infecções bacterianas – e indicou uma pomada para que ela comprasse na farmácia e aplicasse sobre as feridas, além de indicar que a mulher procurasse um posto de saúde para ser submetida ao teste de varíola dos macacos.

Apesar dos sintomas serem muito semelhantes aos da monkeypox, a paciente foi liberada.

Ao BR104, o responsável clínico do HRM, Dr. Fabio Barros, explicou que, no prontuário da mulher, consta apenas um quadro de amigdalite, descartando a suspeita da doença.

Nesta segunda-feira (08/8), a Secretaria do Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox) em um turista de 22 anos do estado do Espírito Santo.

Até o último domingo (07/8), haviam 10 casos em investigação e quatro descartados no estado. Desta vez, o número de casos suspeitos da doença subiu para 14.