Dinheiro da educação pode ter financiado cerveja em bloco de carnaval em União dos Palmares

Um dia antes do Bloco da Educação, o veículo da secretaria foi filmado transportando centenas de caixas de cerveja

Publicado em: 23/02/20 às 15:53 | Atualizado em 23/02/2020 22:46
Por Redação


Um vídeo que circulou nas redes sociais na última semana, causou polêmica ao registrar um veículo da secretaria de educação do município de União dos Palmares, sendo usado para transportar centenas de caixas de cervejas.

Depois que o BR104 publicou o vídeo, o prefeito Areski Freitas publicou uma nota de esclarecimento em suas redes sociais, e negou saber do caso.

Infelizmente, um gestor não tem a característica de ser onipresente. Ou seja, de está em todo lugar o tempo todo. Vi com surpresa o vídeo de um suposto veículo da educação de União sendo abastecido com cerveja. Na verdade, não ficou claro a identidade do motorista, e em nenhum momento há informações sobre o destino da bebida ou de que forma foi adquirida.Como Prefeito, só me resta apurar os fatos, abrir um processo administrativo e, após os esclarecimentos necessários, tomar as medidas cabíveis punindo os responsáveis, se houver.” Escreveu o prefeito de União dos Palmares.

Apesar de, no vídeo, não ficar claro a identidade do motorista da caminhonete da prefeitura, conforme disse o prefeito em sua nota, Areski pode ter mentido ao dizer que não sabia o destino da bebida.

Na última sexta-feira (21), aconteceu no município o “Bloco da Educação”, e reuniu os funcionários da Secretaria de Educação para um evento celebrando a abertura do Carnaval.

Foram distribuídas cervejas gratuitamente, e coincidentemente a bebida é da mesma marca de cerveja que foi filmada sendo colocada na caçamba da caminhonete da Secretaria de Educação.

Uma fonte garantiu ao BR104 que toda a bebida foi patrocinada pela prefeitura de União dos Palmares.

Nas redes sociais de algumas escolas municipais, é possível ver diversas fotos de servidores da educação segurando uma lata de cerveja, como dito, da mesma marca da que foi vista sendo colocada na caminhonete.

Nas imagens abaixo, é possível identificar a secretária de educação, Maria Madalena, cercada por servidores e alguns também seguram uma lata de cerveja.

Na primeira imagem, no canto superior esquerdo, mostra uma caminhonete com alguns rapazes sobre a caçamba. Eles estariam distribuindo as bebidas gratuitamente.

Imagem das redes sociais

Imagem das redes sociais

Imagem das redes sociais

Imagem das redes sociais

Imagem das redes sociais

Imagem das redes sociais

Quem pagou pelas bebidas ? 

A informação é que foi a prefeitura que patrocinou as bebidas, no entanto, não ficou claro se foi de fato a prefeitura ou a Secretaria Municipal de Educação, já que essa, possui seu próprio orçamento.

O vídeo, entretanto, teria sido gravado no estacionamento do Unidão Globo, uma espécie de “atacadão” da cidade, que possui contrato com o município.

Em julho de 2019, o prefeito Areski Freitas homologou um contrato de licitação no valor de R$171.100,00 (Cento e setenta e um mil e cem reais), em que a prefeitura contrataria o Unidão Globo para o fornecimento de cestas básicas.

Confira a publicação de homologação no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o Portal da Transparência do Município, a empresa “COMERCIO UNIDAO GLOBO EIRELI”  recebeu durante o ano de 2019, da Secretaria de Educação do município, R$292.671,55 (Duzentos e noventa e dois mil, seiscentos e setenta e um reais e cinquenta e cinco centavos).

O portal especifica apenas que o montante pago é “REFERENTE AO FORNECIMENTO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.” sem listar os produtos que foram comprados.

O que diz a Secretaria de Educação?

O BR104 já tentou insistentemente um posicionamento da secretária de educação, professora Maria Madalena, mas ela não atende nossas ligações e não responde as nossas mensagens.

Ela também não emitiu nenhuma nota de esclarecimento sobre o caso.

Processo administrativo

O prefeito Areski Freitas prometeu abrir um processo administrativo para identificar e punir, segundo ele “se houver” o culpado.

No entanto, para descobrir quem era o motorista que estava com o veículo da Secretaria de Educação, enchendo a caçamba do veículo com bebidas, basta solicitar as imagens de segurança do estabelecimento, ou do posto de gasolina que fica a poucos metros do local, além de pertencer ao mesmo grupo empresarial.

Além disso, em dezembro de 2018, a prefeitura abriu um processo administrativo para investigar supostos crimes cometidos pela então secretária de educação, Rimelc Shirley. O resultado desse processo nunca foi divulgado.


Bolada: Saiba quanto a Globo fatura com seu programa sobre coronavírus

O programa trás boletins sobre o covid-19 no país e no mundo, e repercute a evolução da pandemia.

Há 3 horas atrás | Redação

Comerciantes temem prejuízos ainda maiores após isolamento social

"É como dá um tiro de canhão em um mosquito!", afirma um dos empresários de União dos Palmares

Há 4 horas atrás | Johny Lucena | BR104

Presidente do TJ/AL suspende decreto que reabria comércio em Teotônio Vilela

O decreto foi questionado pela Defensoria Pública Estadual, que o considerou “uma  medida sem competência federativa

Há 5 horas atrás | Redação

Atentado deixa um morto e outro ferido em União dos Palmares

A Polícia Militar foi acionada para a ocorrência, mas ao chegar no local os criminosos já haviam se evadido tomando destino ignorado.

Há 5 horas atrás | Redação

Zé Alfredo distribui peixes em parceria com a prefeitura em União dos Palmares

Foram entregues cerca de 1500 quilos de peixes em comunidades carentes

Há 6 horas atrás | Redação

Covid-19: Prefeito de São José da Laje foge de pandemia e abandona a cidade

Para os munícipes, não ter o prefeito Rodrigo Valença (MDB) na cidade é algo comum

Há 6 horas atrás | Redação

Empresários fazem buzinaço pela reabertura do comércio em União dos Palmares

Em um áudio que passou a circular em grupos de Whatsapp, um dos empresários pede que o ex-governador Manoel Gomes de Barros intervenha nessa situação.

Há 15 horas atrás | Redação

Pacientes com suspeita de coronavírus em União estão internados na UTI

Os pacientes estão internos em uma unidade de saúde da capital.

Há 20 horas atrás | Redação

Presidentes de clubes de futebol alagoano apresentam impasse sobre retomada de jogos

Dirigentes dos maiores clubes de futebol do estado têm visões diferentes a respeito da retomada de jogos com portões fechados

Há 1 dia atrás | Johny Lucena | BR104

Covid-19: Dois pacientes testam negativo em União dos Palmares

Dessa forma, cai para 2 os números de suspeitos da doença no município.

Há 1 dia atrás | Redação