União dos Palmares

Dinheiro da educação pode ter financiado cerveja em bloco de carnaval em União dos Palmares

Um dia antes do Bloco da Educação, o veículo da secretaria foi filmado transportando centenas de caixas de cerveja

Publicado: | Atualizado em 23/02/2020 22:46


Um vídeo que circulou nas redes sociais na última semana, causou polêmica ao registrar um veículo da secretaria de educação do município de União dos Palmares, sendo usado para transportar centenas de caixas de cervejas.

Depois que o BR104 publicou o vídeo, o prefeito Areski Freitas publicou uma nota de esclarecimento em suas redes sociais, e negou saber do caso.

Infelizmente, um gestor não tem a característica de ser onipresente. Ou seja, de está em todo lugar o tempo todo. Vi com surpresa o vídeo de um suposto veículo da educação de União sendo abastecido com cerveja. Na verdade, não ficou claro a identidade do motorista, e em nenhum momento há informações sobre o destino da bebida ou de que forma foi adquirida.Como Prefeito, só me resta apurar os fatos, abrir um processo administrativo e, após os esclarecimentos necessários, tomar as medidas cabíveis punindo os responsáveis, se houver.” Escreveu o prefeito de União dos Palmares.

Apesar de, no vídeo, não ficar claro a identidade do motorista da caminhonete da prefeitura, conforme disse o prefeito em sua nota, Areski pode ter mentido ao dizer que não sabia o destino da bebida.

Na última sexta-feira (21), aconteceu no município o “Bloco da Educação”, e reuniu os funcionários da Secretaria de Educação para um evento celebrando a abertura do Carnaval.

Foram distribuídas cervejas gratuitamente, e coincidentemente a bebida é da mesma marca de cerveja que foi filmada sendo colocada na caçamba da caminhonete da Secretaria de Educação.

Uma fonte garantiu ao BR104 que toda a bebida foi patrocinada pela prefeitura de União dos Palmares.

Nas redes sociais de algumas escolas municipais, é possível ver diversas fotos de servidores da educação segurando uma lata de cerveja, como dito, da mesma marca da que foi vista sendo colocada na caminhonete.

Nas imagens abaixo, é possível identificar a secretária de educação, Maria Madalena, cercada por servidores e alguns também seguram uma lata de cerveja.

Na primeira imagem, no canto superior esquerdo, mostra uma caminhonete com alguns rapazes sobre a caçamba. Eles estariam distribuindo as bebidas gratuitamente.

Imagem das redes sociais

Imagem das redes sociais

Imagem das redes sociais

Imagem das redes sociais

Imagem das redes sociais

Imagem das redes sociais

Quem pagou pelas bebidas ? 

A informação é que foi a prefeitura que patrocinou as bebidas, no entanto, não ficou claro se foi de fato a prefeitura ou a Secretaria Municipal de Educação, já que essa, possui seu próprio orçamento.

O vídeo, entretanto, teria sido gravado no estacionamento do Unidão Globo, uma espécie de “atacadão” da cidade, que possui contrato com o município.

Em julho de 2019, o prefeito Areski Freitas homologou um contrato de licitação no valor de R$171.100,00 (Cento e setenta e um mil e cem reais), em que a prefeitura contrataria o Unidão Globo para o fornecimento de cestas básicas.

Confira a publicação de homologação no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o Portal da Transparência do Município, a empresa “COMERCIO UNIDAO GLOBO EIRELI”  recebeu durante o ano de 2019, da Secretaria de Educação do município, R$292.671,55 (Duzentos e noventa e dois mil, seiscentos e setenta e um reais e cinquenta e cinco centavos).

O portal especifica apenas que o montante pago é “REFERENTE AO FORNECIMENTO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.” sem listar os produtos que foram comprados.

O que diz a Secretaria de Educação?

O BR104 já tentou insistentemente um posicionamento da secretária de educação, professora Maria Madalena, mas ela não atende nossas ligações e não responde as nossas mensagens.

Ela também não emitiu nenhuma nota de esclarecimento sobre o caso.

Processo administrativo

O prefeito Areski Freitas prometeu abrir um processo administrativo para identificar e punir, segundo ele “se houver” o culpado.

No entanto, para descobrir quem era o motorista que estava com o veículo da Secretaria de Educação, enchendo a caçamba do veículo com bebidas, basta solicitar as imagens de segurança do estabelecimento, ou do posto de gasolina que fica a poucos metros do local, além de pertencer ao mesmo grupo empresarial.

Além disso, em dezembro de 2018, a prefeitura abriu um processo administrativo para investigar supostos crimes cometidos pela então secretária de educação, Rimelc Shirley. O resultado desse processo nunca foi divulgado.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Júnior Menezes reunido com membors da OAB- @Reprodução
União dos Palmares
Júnior Menezes se reúne com a presidente da OAB

Durante o encontro, foram abordados temas como políticas públicas de apoio as mulheres


Torneira de água | © Reprodução
União dos Palmares
Verde Alagoas anuncia paralisação no abastecimento de água em União dos Palmares

Algumas áreas da cidade serão mais afetadas pelo desabastecimento, com previsão de normalização integral da distribuição de água na terça-feira (07).


Joelho com Luxação de patela - @Reprodução
União dos Palmares
União: Jovem sofre “luxação de patela” durante prática esportiva e é socorrido pelos Bombeiros

O adolescente, que se queixava de dores intensas no membro inferior esquerdo, foi prontamente assistido pelos profissionais, que confirmaram a suspeita de luxação de patela.



Esgoto a céu aberto na Travessa Juvenal Mendonça
União dos Palmares
Esgoto a céu aberto na travessa Juvenal Mendonça

Moradores têm passado por esse problema há muito tempo e sido cobrados pela Verde Alagoas por um serviço que não existe.