União dos Palmares

Descaso: 8 anos após enchente, famílias ainda esperam receber casa do Programa da Reconstrução

Assim como dona Ivaldete, que mora de favor e nunca recebeu sua casa própria, outras pessoas vivem a mesma situação

Publicado: | Atualizado em 27/12/2018 10:07


União dos Palmares – O programa de reconstrução do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal e da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), foi o responsável pela construção das 2.267 casas destinadas às vítimas da enchente de 2010, que tiveram suas antigas moradias destruídas pela cheia que devastou o município de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas.

De lá pra cá, já se passaram oito anos e muitas casas que deveriam estar ocupadas pelas famílias que vivem na parte periférica da cidade, em condições desumanas, simplesmente estão abandonadas. Muitos receberam os imóveis, mas segundo relato dos próprios moradores, nunca conseguiram usufruir do bem.

Enquanto isso, muitas famílias sofrem na espera por uma casa própria e nunca foram contempladas. É o caso da dona Ivaldete Maria dos Santos, que conhecemos durante a reportagem do BR104. Ela mora de favor numa casa simples no bairro Roberto Correia de Araújo, popularmente conhecido por “Terrenos”.

+ JHC gastou R$ 1,5 milhão da cota parlamentar; quase metade com publicidade

Ela tem um problema de saúde nas pernas que a impede de andar, mas mesmo assim, segundo ela, muitas foram as vezes em que enfrentando as dificuldades, precisou sair de casa para levar os documentos até a equipe responsável pelo cadastro das casas, na esperança de ser chamada para ir morar na sua nova residência. Mas desde que os chamados começaram a ser feitos, ela nunca foi contemplada.

Dona Ivaldete não consegue segurar o choro ao falar do drama que precisa enfrentar todos os dias, e emocionada, diz que tem esperança de ganhar sua casa própria, já que o lugar onde mora é emprestado. Ela também nos disse que quando chove, a água do esgoto entra dentro de casa e molha tudo, piorando ainda mais o seu estado de saúde.

Quando chove, aqui molha tudo. A gente bota panela, balde e faz de tudo para que as coisas que a gente já compra caro, não molhem. Eu espero ganhar minha casa. A gente fez o cadastro pra ganhar, né? Um dia a gente ganha“, desabafou a aposentada.

A casa onde ela mora atualmente com sua família só tem um quarto, e para dormir é preciso “dá um jeito” e se acomodar onde dá. Na parte do quintal, dona Ivaldete precisou fazer um batente para tentar dá um jeito para que a lama do esgoto não entre dentro da residência. Tudo, sem nenhuma ajuda, apenas com o dinheiro da sua aposentadoria, única fonte de renda de toda a família.

Saindo da casa dela, nossa reportagem procurou a Secretaria Municipal de Defesa Civil do município de União dos Palmares para saber como anda o processo de entrega das casas a essas famílias, e também em busca de respostas sobre as casas abandonadas, encontradas por nossa equipe, mas ninguém foi localizado para falar sobre o assunto.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Delegacia de União dos Palmares - @Reprodução
Policial
Polícia ouve suspeitos de vídeos contra Nenzinha

Parte dos acusados é composta por integrantes do governo municipal, do qual Nenzinha é aliado.


Igreja Assembleia de Deus - @Reprodução
União dos Palmares
Assembleia de Deus afasta diácono acusado de abuso contra a filha em União dos Palmares

O acusado não foi preso devido à ausência de flagrante no momento da denúncia.


Drogas apreendidas e suspeito levado ao HRM - @Reprodução
Policial
Preso por tráfico de drogas tenta fugir no HRM, em União dos Palmares

Ele resistiu à prisão, necessitando que os agentes utilizassem força moderada para contê-lo, levando-o ao solo e algemando-o.


Padre Cícero | @ Reprodução
União dos Palmares
Fiéis de União dos Palmares celebram o legado de Padre Cícero

Fiéis de todas as idades se reuniram na praça que leva o nome do santo, situada no centro da cidade.


Camara de Vereadores - @Reprodução
Política
Prefeitura de União autoriza abertura de crédito suplementar para Câmara Municipal

O montante será utilizado para cobrir vencimentos e vantagens fixas do pessoal civil.