Delegado participará de caminhada contra maus-tratos aos animais em União dos Palmares

A concentração vai acontecer no bairro Roberto Correia de Araújo, ao lado da igreja católica São Sebastião, a partir das 8h30. 

Delegado Leonan Pinheiro | © Reprodução

Delegado Leonan Pinheiro | © Reprodução

A prática de maus-tratos contra os animais sempre esteve muito presente na sociedade e, apesar de ser muito combatida por grupos de defesa animal, ainda acontece muito nos dias atuais. Esses casos têm sido registrados com frequência em União dos Palmares, por exemplo.

Para tentarem virar o jogo contra a impunidade, os simpatizantes da causa estão se organizando, e um grande passo para a questão acontecerá nesta quarta-feira (13/4), com a caminhada contra maus-tratos aos animais. O evento é idealizado pelo Grupo de Apoio e Proteção aos Animais, o GAPA.

A caminhada contará com a presença do delegado Leonam Pinheiro, que está à frente da Delegacia de Crimes Ambientais, da Polícia Civil de Alagoas. A concentração vai acontecer no bairro Roberto Correia de Araújo, ao lado da igreja católica São Sebastião, a partir das 8h30.

Defensores da causa animal tentam salvar cão com sinais de envenenamento em União dos Palmares | © Gustavo Lopes/BR104

O objetivo da mobilização é chamar atenção para as dezenas de mortes de cães e gatos que ocorrem no município desde o início do ano, além de incentivar a população a denunciar casos de maus-tratos contra os animais, muitos deles vítimas envenenamento. O último caso noticiado foi registrado na última sexta-feira (8).

No último dia 6 de março, o delegado Edberg Sobral, titular da 11ª Delegacia Regional de Polícia (11ª DRP), informou que deu início às investigações sobre as mortes de cães e gatos em União dos Palmares, e que designou equipes que devem ir às ruas para buscar provas dos crimes.

O caso também está sendo acompanhado pela Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OA/AL). “Inclusive, nós encaminhamos ofício solicitando da polícia celeridade na apuração e nos indique, nos aponte, quem efetivamente é o suposto autor dessa prática criminosa”, disse Adriana Alves, presidente da Comissão de Bem Estar Animal.

Cão e gato encontrados mortos com sinais de envenenamento na antiga estação ferroviária | © Reprodução