Covid-19: Vereador critica prefeito por fazer teste sem sintoma enquanto população não é testada

O prefeito Areski Freitas comunicou que testou positivo para Covid-19, e iniciou o período de quarentena

Vereador Caju — © Alyson Santos

Vereador Caju — © Alyson Santos

O vereador Caju do PSDB, participou do Programa Doze em Ponto dessa terça feira (26), onde comentou sobre a falta de respiradores no município de União dos Palmares, e sobre a falta de testes rápidos.

Caju criticou o fato de o prefeito Areski Freitas (MDB) ter se submetido ao teste sorológico para Covid-19, mesmo sem apresentar nenhum sintoma da doença, como ele mesmo disso em nota, enquanto mais de 600 pacientes com síndromes gripais e com suspeita da doença no município, não são testados.

O município recebeu testes rápidos do Governo do Estado, e comprou algumas dúzias de testes, no entanto, existe um rigoroso protocolo para que o paciente seja testado.

A prioridade é para profissionais da saúde, profissionais da segurança e idosos, ou pacientes em estado grave. É comum encontrar pessoas que se curaram em casa, sem sequer serem submetidos a testes.

O parlamentar também criticou a falta de investimentos em respiradores mecânicos. Ele acredita que esses equipamentos poderiam salvar vidas, caso a pandemia se prolongue por mais tempo.

O parlamentar também disse ter recebido solicitações constantes de moradores do distrito do Timbó, que pedem pela implantação de uma barreira sanitária na região.

Segundo os moradores, durante os finais de semana é comum a comunidade receber pessoas que vem de outras cidades como; Maceió, Santa Efigênia e Murici, e sem uma barreira sanitária a comunidade fica totalmente vulnerável a pessoas que possam estar infectadas com o vírus.

Assista um trecho da entrevista no topo da matéria.