Contra o racismo, Papai e Mamãe Noel negros iniciam celebrações natalinas em União

Crianças, jovens, adultos e idosos se mobilizaram para acompanhar a ação que mexeu com a imaginação de todos.

Papai e Mamãe Noel negros abrilhataram a noite na cidade de União dos Palmares | © Reprodução/Instagram

Papai e Mamãe Noel negros abrilhataram a noite na cidade de União dos Palmares | © Reprodução/Instagram

O Natal ganhou novos tons de diversidade em União dos Palmares, berço da cultura afro-brasileira, na noite desta quinta-feira (02/11). Pela primeira vez, duas pessoas negras representaram o Papai Noel e a Mamãe Noel e deram início às celebrações de final de ano.

O casal Noel percorreu as ruas da cidade em uma grande carreata, encantando a criançada. Contudo, o que chamou a atenção da população foi a representatividade negra, que deixou para trás aquele estereótipo dos bons velhinhos brancos e de olhos azuis.

“União vem trabalhando o racismo na infância, e esse ano, nós preparamos algo diferente: colocamos o Papai e a Mamãe Noel negros. Nós passaremos todo esse mês fazendo essa campanha de conscientização contra o racismo”, destacou Nathan Lins, Secretário da Infância e Juventude.

O desfile dos personagens terminou na Praça Basiliano Sarmento, região central do município, onde aconteceu a abertura dos festejos de Natal com o “acender das luzes”. No local, também será realizada uma série de ações alusivas à época ao longo deste mês de dezembro.

É importante destacar que, União é considerada a terra da liberdade e de Zumbi. Recentemente, saímos do mês de novembro, quando comemoramos o Dia da Consciência Negra, e continuando com a reverência, a Prefeitura decidiu manter a representatividade ao escolher inovar os personagens do Natal.

Conforme o secretário de Comunicação, Leonardo Bastos, a programação completa ainda está sendo fechada, mas, nesta sexta-feira (3), o Papai Noel estará à disposição para fotos no período da noite.