Confira a lista com os pré-candidatos a vaga de Conselheiros Tutelares em União

A publicação da lista dos candidatos com inscrições deferidas e indeferidas acontecerá no dia 21 de maio

Estão disponíveis 5 vagas de conselheiros com mandato de quatro anos; as eleições ocorrerão no dia 6 de outubro (Crédito: JMarcelo Fotos)

Estão disponíveis 5 vagas de conselheiros com mandato de quatro anos; as eleições ocorrerão no dia 6 de outubro (Crédito: JMarcelo Fotos)

União dos Palmares – Foi divulgada, nessa semana, a lista com os nomes dos pré-candidatos inscritos no processo unificado de escolha dos conselheiros tutelares 2019, em União dos Palmares. No dia 06 de outubro, a população de todo o Estado irá às urnas para escolher os novos conselheiros tutelares.

Ao todo, 42 inscritos estão na lista como pré-candidatos. O processo de escolha para os 5 conselheiros e 5 suplentes de União compreende quatro fases entre prova escrita, capacitação, fase oral e eleição por voto facultativo da sociedade. A publicação da lista dos candidatos com inscrições deferidas e indeferidas acontecerá no dia 21 de maio.

Entre os requisitos para se candidatar estão: reconhecida idoneidade moral, idade superior a 21 anos, residir no município, estar em pleno gozo dos direitos políticos, não ter sido condenado criminalmente, possuir ensino médio completo, participar com frequência de 100% de curso prévio promovido pelo CMDCA sobre a política de atendimento e rede de proteção municipal e exame psicotécnico.

+ Aprovada lei que permite conselheiros tutelares serem reconduzidos ao cargo

Os conselheiros tutelares exercerão suas atividades em regime de dedicação exclusiva em jornada de 40 horas semanais, distribuídas em 25h na sede e 15h para plantões. O valor do vencimento é de acordo com o símbolo CCII de acordo com a lei municipal 1272/2013, bem como gozarão os conselheiros dos Direitos previstos no art. 134 da Lei Federal nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os membros que vão atuar na promoção dos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), serão escolhidos por meio de voto em urna eletrônica, obedecendo a padronização nacional do Processo de Escolha Unificado dos Membros do Conselho Tutelar, que leva em consideração parte do modelo adotado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

As etapas do processo de Escolha Unificada deverão ser organizadas da seguinte forma:

Confira a lista de pré-candidatos: