Comerciantes fazem carreata contra fechamento de lojas em União dos Palmares

O buzinaço teve início na Praça da Luz, às margens da BR-104, e percorreu as ruas e avenidas do Centro da cidade.

Veículos percorreram ruas da cidade em forma de protesto — © Reprodução

Veículos percorreram ruas da cidade em forma de protesto — © Reprodução

Centenas de comerciantes fizeram uma carreata na tarde desta segunda-feira (22/03), em União dos Palmares, em protesto contra as medidas de restrição impostas pela fase vermelha, decretadas pelo Governo de Alagoas, para tentar conter a disseminação da Covid-19.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), diante da pandemia, é que as pessoas permaneçam em casa. A organização, assim como as outras entidades de saúde do Brasil e do mundo, estabelecem a quarentena como uma forma de combate ao vírus.

A manifestação estava prevista para ocorrer às 16h, mas os participantes foram impedidos pela Polícia Militar (PM) de saírem do local de concentração, na Praça da Luz, uma vez que a Corporação não tinha sido informada pelo organizador sobre a realização do ato.

Por cerca de quase 1h de negociação, a PM e os protestantes negociaram e a carreata aconteceu. Em buzinaço, carros e motos percorreram várias ruas do Centro do município e seguiram em direção à residência do prefeito Areski Freitas (MDB), onde o ato foi encerrado.

O aumento descontrolado de casos e mortes levou o governador Renan Filho (MDB) a decidir pelo endurecimento das regras. O documento não permite o funcionamento dos serviços não essenciais durante o final de semana, com a intenção de reduzir a circulação de pessoas nas ruas.

A medida, que começou a vigorar no último dia 19 de março, tem validade de 14 dias, seguindo até o dia 2 de abril. A principal reivindicação dos empresários é a permissão para continuarem trabalhando, respeitando as orientações sanitárias no combate à pandemia.