Desemprego sobe e motiva informalidade no comércio de União dos Palmares

Mesmo com a chegada de outras empresas na cidade, o número de empregos com carteira assinada nem de longe se aproxima do número de desempregados

Publicado em: 16/12/19 às 15:51 | Atualizado em 17/12/2019 06:11
Por Redação


União dos Palmares — Mais um fantasma do desemprego volta a assombrar o município de União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana. Com o fechamento de indústrias importantes, consideradas as maiores geradores de empregos da cidade e região, o município começa a sentir os efeitos da balança do emprego fixo e temporário, justamente nessa época de fim de ano.

Com o encerramento das atividades sucroalcooleira, a Usina Laginha fechou as portas em 2018. Aproximadamente 3 mil postos de trabalhos foram encerrados, agravando ainda mais a crise. Outra indústria importante pelo porte e pela quantidade de funcionários, a SDI, terceirizada a Pepsico, encerrou suas atividades em setembro de 2018. Mais de 120 funcionários foram demitidos.

Com o fechamento dessas duas empresas, mais 3 mil funcionários perderam os seus postos. Mesmo com a chegada de outras empresas na cidade, mais precisamente no setor do comércio varejista, o número de empregos com carteira assinada nem de longe se aproxima do número citado.

A balança continua desigual. Muitos pais de famílias são obrigados a procurarem outros estados e a oportunidade para serem reinseridos no mercado de trabalho. É o caso do soldador Marcelo Simão, que há três anos vive com a família no município de Uberaba, interior do estado de Minas Gerais.

“Por falta de emprego em União dos Palmares, eu tive que vim para cá. Assim como eu, muitas outras pessoas também agem com a mesma atitude. Hoje aqui em Uberaba, eu tenho minha profissão, graças a Deus. Sou soldador industrial desse processo e a cada dia as oportunidades só aumentam”, contou Marcelo.

Emprego temporário

Dezembro chegou! E com ele o aquecimento do comércio local. E para dar conta de tanto movimento, os lojistas e comerciantes de União dos Palmares preparam oportunidades para quem está querendo ser inserido ou reinserido no mercado de trabalho, os chamados empregos temporários.

A retomada da expectativa do crescimento das vendas no comércio local neste fim de ano, faz surgir a esperança do tão sonhado emprego, mesmo que seja temporário. A jovem Anielly das Neves é um exemplo. Ela foi contratada para o cargo de vendedora, após quinze dias sem emprego.

Ela mostra desenvoltura para as vendas e segue confiante com o seu desempenho nesse novo emprego, mesmo não sendo fixo. “Está sendo uma experiência muito boa. Eu espero que quando as festas passarem, eu seja uma das contratadas”, disse a vendedora.

Para Jailton, proprietário da loja, a expectativa é mesma. Com o aquecimento das vendas, ele pretende contratar ao todo 10 funcionários. “Até o início de novembro as coisas andavam meio devagar, mas agora o movimento começou a acelerar e está bem melhor o movimento”, ressaltou.

A procura por emprego tem sido feita diretamente nas lojas e o Sistema Nacional de Emprego (SINE), segundo dados do órgão local, basicamente não recebe visita de candidatos em busca de emprego. No último mês, aproximadamente 10 pessoas procuraram o serviço.


Entrega de kits de merenda causa tumulto em União dos Palmares

De acordo com alguns pais de alunos, a direção da escola estaria praticando um tipo de "favorecimento" as famílias que teriam acesso aos alimentos

Há 1 hora atrás | Johny Lucena | BR104

Bolada: Saiba quanto a Globo fatura com seu programa sobre coronavírus

O programa trás boletins sobre o covid-19 no país e no mundo, e repercute a evolução da pandemia.

Há 5 horas atrás | Redação

Comerciantes temem prejuízos ainda maiores após isolamento social

"É como dá um tiro de canhão em um mosquito!", afirma um dos empresários de União dos Palmares

Há 6 horas atrás | Johny Lucena | BR104

Presidente do TJ/AL suspende decreto que reabria comércio em Teotônio Vilela

O decreto foi questionado pela Defensoria Pública Estadual, que o considerou “uma  medida sem competência federativa

Há 7 horas atrás | Redação

Atentado deixa um morto e outro ferido em União dos Palmares

A Polícia Militar foi acionada para a ocorrência, mas ao chegar no local os criminosos já haviam se evadido tomando destino ignorado.

Há 7 horas atrás | Redação

Zé Alfredo distribui peixes em parceria com a prefeitura em União dos Palmares

Foram entregues cerca de 1500 quilos de peixes em comunidades carentes

Há 8 horas atrás | Redação

Covid-19: Prefeito de São José da Laje foge de pandemia e abandona a cidade

Para os munícipes, não ter o prefeito Rodrigo Valença (MDB) na cidade é algo comum

Há 8 horas atrás | Redação

Empresários fazem buzinaço pela reabertura do comércio em União dos Palmares

Em um áudio que passou a circular em grupos de Whatsapp, um dos empresários pede que o ex-governador Manoel Gomes de Barros intervenha nessa situação.

Há 17 horas atrás | Redação

Pacientes com suspeita de coronavírus em União estão internados na UTI

Os pacientes estão internos em uma unidade de saúde da capital.

Há 22 horas atrás | Redação

Presidentes de clubes de futebol alagoano apresentam impasse sobre retomada de jogos

Dirigentes dos maiores clubes de futebol do estado têm visões diferentes a respeito da retomada de jogos com portões fechados

Há 1 dia atrás | Johny Lucena | BR104