Com 8 óbitos, União dos Palmares tem mais de 500 casos suspeitos de Covid:19

O município tem 77 casos confirmados da doença, e outros três óbitos estão sob investigação

Publicado em: 22/05/20 às 1:32 | Atualizado em 22/05/2020 10:41
Por Redação


União dos Palmares tem mais de 500 casos suspeitos de Covid:19
União dos Palmares tem mais de 500 casos suspeitos de Covid:19

O município de União dos Palmares na Zona da Mata de Alagoas, registrou o oitavo óbito nesta quinta-feira (21), em decorrência da Covid:19, doença causada pelo novo coronavírus.

De acordo com o Boletim Epidemiológico desta quinta, o município tem 77 casos confirmados da doença, e outros três óbitos estão sob investigação, aguardando o resultado do exame que irá determinar se a causa mortis foi covid:19.

O número de casos investigados da doença, que é quando o paciente apresenta os sintomas e se submete ao exame, é de 52. No entanto, existem os casos que são classificados como Síndromes Gripais, esses já somam 508, um dos maiores números do estado.

O que é síndrome gripal (SG)?

O Ministério da Saúde classifica a Síndrome Gripal (SG) como uma definição de suspeita de Covid:19, que é quando o indivíduo apresenta um “quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre*, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.”

EM CRIANÇAS: considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.

EM IDOSOS: a febre pode estar ausente. Deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

O que é Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ?

A SRAG, é uma outra definição de suspeita de Covid:19, segundo o Ministério da Saúde. Ela é uma espécie de Síndrome Gripal que apresenta: dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax, ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente, ou coloração azulada dos lábios ou rosto.

EM CRIANÇAS: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

Portanto, sempre que você lê no Boletim Epidemiológico os números referentes as síndromes gripais, compreenda que são suspeitos de Covid:19.

Leia o que diz o Ministério da Saúde, clicando aqui.

O boletim está errado?

Tecnicamente os casos que aparecem como suspeitos no boletim epidemiológico, são os casos de pacientes que fizeram o teste e aguardam o resultado do exame. O boletim do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), trata esses casos como estando sob investigação, e não sob suspeita.

Segundo o Coordenador de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Rones de Oliveira Toledo, “a testagem para confirmação não está indicada para todos com Síndromes Gripais, apenas profissionais da saúde”.

– Toda síndrome gripal é considerada suspeita de COVID-19. O Ministério da Saúde adotou essa definição para manter toda SG em isolamento, até porque, os sintomas são os mesmos. Porém a testagem para confirmação não está indicada para todos com SG, apenas profissionais da saúde, da segurança e idosos seguindo critérios de dias de sintomas. Os casos mais graves, independente de idade/profissão, são coletados seguindo critérios relacionado aos sintomas. Geralmente pacientes com desconforto respiratório. – Disse Rones ao BR104.

Pacientes sem teste

Diante do que foi apresentado acima, imagine que o município de União dos Palmares possui, nesse momento, mais de 500 pessoas com suspeita de terem contraído o novo coronavírus.

Esses pacientes não são testados pela Secretaria de Saúde, porque estão fora do critério de prioridades, uma vez que, segundo o Coordenador de Atenção Básica da secretaria Municipal de Saúde, Rones de Oliveira Toledo, a testagem para confirmação não está indicada para todos com SG, apenas profissionais da saúde, da segurança e idosos .

Covid:19 avança em União dos Palmares

Até essa quinta-feira (21), foram confirmados casos de Covid:19 em 19 bairros do município de União dos Palmares. O centro da cidade tem 21 casos, quase três vezes mais do que o segundo colocado, que é Rocha Cavalcante, com 6 casos confirmados.

Esses números, no entanto, podem estar infinitamente longe da realidade, se levarmos em consideração que mais de 500 pacientes apresentando sintomas da doença não estão sendo submetidos ao teste. Por alguma razão, a região da cidade com mais casos confirmados é exatamente a área com maior poder aquisitivo, e que consegue manter o distanciamento social com mais facilidade.

O curioso é que era de se esperar que os bairros mais periféricos registrassem um maior número de pacientes com a doença, no entanto, a falta de testagem nos pacientes suspeitos de terem contraído a doença, e que estão nas comunidades mais pobres da cidade, pode representar uma disseminação ainda maior da doença.


Live gospel do BR104 terá 7 cantores e apresentação de Kleber Marques

A transmissão ao vivo será nesta quinta-feira (04) a partir das 19:30, exclusivamente no canal do Youtube do BR104.

Há 1 hora atrás | Redação

Corpo é encontrado sobre passarela em São José da Laje

O local onde a vítima foi encontrada 'Passarela do Tijuca', é bastante perigoso no período da noite

Há 2 horas atrás | Johny Lucena | BR104

“Mesquinho e Canalha” diz Amauri Lessa sobre Geo Cruz, prefeito de Ibateguara

O presidente da Câmara de Vereadores de Ibateguara é ex-aliado de Geo Cruz.

Há 2 horas atrás | Jota Lima

Luto: Morre a cantora gospel Fabiana Anastácio vítima de Covid-19

Fabiana Anastácio foi internada em São Paulo após infecção do novo coronavírus

Há 2 horas atrás | Redação

Idosa de 70 anos é a 14ª vítima fatal de Covid-19 em União dos Palmares

O município tem 232 casos confirmados de Covid-19

Há 3 horas atrás | Redação

Prefeito de União dos Palmares repudia falas de Sérgio Camargo contra Zumbi

Areski Freitas chamou o presidente da Fundação Palmares de "Cavalo de Tróia"

Há 3 horas atrás | Redação

Secretária de Saúde de União dos Palmares testa positivo para Covid-19

Geane Vergetti publicou uma nota confirmando a informação

Há 20 horas atrás | Redação

Prefeito de Branquinha gastou quase R$70 mil em álcool em gel

Com 9 casos confirmados de Covid-19, além de 59 suspeitos, Branquinha é uma das poucas cidades da região cujo a prefeitura não adquiriu testes rápidos de Covid-19.

Há 23 horas atrás | Redação

Jovem de 25 anos é preso por tráfico de drogas no bairro Bom Sucesso em Arapiraca

O suspeito foi detido após uma denúncia anônima, com ele agentes do PELOPES encontraram 120 gramas de cocaína

Há 1 dia atrás | Johny Lucena | BR104

OAB pede ao MPE redução em mensalidades de escolas particulares de União

O pedido foi recebido pela promotora de Justiça Adilza Freitas que instaurou uma Notícia de Fato

Há 1 dia atrás | Redação