União dos Palmares

Chapa OAB Unida é a grande vencedora em eleição da OAB/AL, em União dos Palmares

Não foi relatado nenhum incidente durante a votação que aconteceu durante toda essa sexta-feira (23)

Publicado: | Atualizado em 27/12/2018 09:57


Paula Sarmento saiu vitoriosa nas urnas e entra para a história como a segunda mulher a presidir a 5ª Subseção da OAB/AL (Crédito: Divulgação)
Paula Sarmento saiu vitoriosa nas urnas e entra para a história como a segunda mulher a presidir a 5ª Subseção da OAB/AL (Crédito: Divulgação)

Alagoas – Advogados(a) de todo o estado de Alagoas foram às urnas nessa sexta-feira (23), eleger a nova Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL). Também hoje, os advogados alagoanos elegeram as novas diretorias das seis Subseções espalhadas pelo interior do estado. As votações tiveram início às 8h, e foram concluídas sem nenhum incidente sendo relatado, pontualmente, ás 17h.

Em União dos Palmares, pela Chapa 01 – OAB Unida, a advogada Paula Sarmento saiu vitoriosa nas urnas e entra para a história como a segunda mulher a presidir a 5ª Subseção da OAB/AL. Com 55 votos do eleitorado, que é composto atualmente por 107 advogados inscritos, Dra. Paula irá substituir Dra. Magda Fernanda, que apoiou a chapa vitoriosa. O advogado concorrente pela chapa 2, o Dr. Newton Urubá, obteve 26 votos.

+ Suspeito de assalto é linchado e amarrado em poste em União dos Palmares

Votação na 5º subseção – União dos Palmares em %

Paula Sarmento – chapa 1: 68% (55 votos totais)
Newton Urubá – chapa 2: 32% (26 votos totais)

O arapiraquense Nivaldo Barbosa Júnior, candidato que disputou a eleição também pela Chapa 01 – OAB Unida, foi eleito com 3.240 votos, e a partir de Janeiro de 2019 será o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas. Fernando Falcão, candidato derrotado pela chapa 2, obteve o número significativo de 2.818 votos.

Outras Subseções:

Em Arapiraca, o atual presidente da Subseção, Hector Martins, que disputou a eleição pela Chapa 01 – OAB Unida – foi reeleito, obtendo 296 votos.  Já em Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, Raul Teodósio Júnior será o novo presidente da Subseção; ele venceu o pleito, disputando pela Chapa 02 – OAB Atuante por Todos – com 53 votos. Em três Subseções, a eleição foi de chapa única. A advocacia de Penedo elegeu a advogada Luciana Alves com 54 votos; em Palmeira dos Índios, a presidência será ocupada por Marcus Frederico, que venceu com 110 votos. Em São Miguel dos Campos, com 28 votos, o advogado Rogério Anacleto será o novo presidente da Subseção.

Os eleitos irão comandar as respectivas instituições no triênio 2019/2021, assumindo suas funções a partir do dia 1º de Janeiro de 2019.

A competência das Subseções da OAB

Como previsto no art. 44, da Lei nº 8.906/94, a OAB é dotada de estrutura federativa, ou seja, ocorre uma repartição das competências próprias da entidade entre os órgãos que a compõem: o Conselho Federal, os Conselhos Seccionais, as Subseções e, por fim, as Caixas de Assistência dos Advogados (art. 45 da Lei nº 8.906/94).

Significa dizer, dentro da estrutura federativa da OAB, as Subseções, conforme o art. 61, I, da Lei nº 8.906/94 e tal como o Conselho Federal e os Conselhos Seccionais, gozam de liberdade e autonomia para que possam cumprir o múnus constitucional comum de defender a supremacia do Texto Constitucional, o Estado Democrático de Direito e os direitos e liberdades fundamentais.

Esta atribuição comum a todos os órgãos que compõem a OAB fortalece e torna mais eficiente o papel institucional que a entidade representa, sendo certo que toda e qualquer Subseção, no âmbito de seu território de atuação, tem o dever constitucional de exigir de todo e qualquer órgão público, mesmo do chefe do Poder Executivo, o respeito pela Constituição, a execução da ordem legal, o zelo pela ordem democrática e a concreção dos Direitos Humanos.

(Com a colaboração de Carlos Alexandre de Azevedo Campos, advogado e professor de direito financeiro e tributário)


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Falta de água  — © Reprodução
União dos Palmares
Verde Alagoas anuncia falta de água em três bairros de União dos Palmares

Segundo a empresa, o comprometimento dos serviços nos locais citados no comunicado se deve ao rompimento na adutora DN 200MM.


Almir Belo e OAB - @Reprodução
União dos Palmares
Evento da OAB/União, que seria na chácara de Almir Belo, tem endereço alterado após visita da PF

Em comunicado oficial divulgado pela OAB União dos Palmares, a subseção justificou a mudança de local devido às fortes chuvas


Cartaz de divulgação do protesto
União dos Palmares
Família de ciclista atropelada em União realiza protesto nesta terça-feira

O ato se deve ao silêncio das autoridades policiais sobre o caso, que já completou um mês.



Arraiá do BL - @Reprodução
União dos Palmares
Arraiá do BL e Vaquejada Junina arrecadam mais de 5 toneladas de alimentos

Os alimentos coletados serão distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo um impacto positivo na comunidade.