publicidade
publicidade
União dos Palmares

Chapa OAB Unida é a grande vencedora em eleição da OAB/AL, em União dos Palmares

Não foi relatado nenhum incidente durante a votação que aconteceu durante toda essa sexta-feira (23)

Publicado: | Atualizado em 27/12/2018 09:57


Paula Sarmento saiu vitoriosa nas urnas e entra para a história como a segunda mulher a presidir a 5ª Subseção da OAB/AL (Crédito: Divulgação)
Paula Sarmento saiu vitoriosa nas urnas e entra para a história como a segunda mulher a presidir a 5ª Subseção da OAB/AL (Crédito: Divulgação)

Alagoas – Advogados(a) de todo o estado de Alagoas foram às urnas nessa sexta-feira (23), eleger a nova Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL). Também hoje, os advogados alagoanos elegeram as novas diretorias das seis Subseções espalhadas pelo interior do estado. As votações tiveram início às 8h, e foram concluídas sem nenhum incidente sendo relatado, pontualmente, ás 17h.

Em União dos Palmares, pela Chapa 01 – OAB Unida, a advogada Paula Sarmento saiu vitoriosa nas urnas e entra para a história como a segunda mulher a presidir a 5ª Subseção da OAB/AL. Com 55 votos do eleitorado, que é composto atualmente por 107 advogados inscritos, Dra. Paula irá substituir Dra. Magda Fernanda, que apoiou a chapa vitoriosa. O advogado concorrente pela chapa 2, o Dr. Newton Urubá, obteve 26 votos.

+ Suspeito de assalto é linchado e amarrado em poste em União dos Palmares

Votação na 5º subseção – União dos Palmares em %

Paula Sarmento – chapa 1: 68% (55 votos totais)
Newton Urubá – chapa 2: 32% (26 votos totais)

O arapiraquense Nivaldo Barbosa Júnior, candidato que disputou a eleição também pela Chapa 01 – OAB Unida, foi eleito com 3.240 votos, e a partir de Janeiro de 2019 será o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas. Fernando Falcão, candidato derrotado pela chapa 2, obteve o número significativo de 2.818 votos.

Outras Subseções:

Em Arapiraca, o atual presidente da Subseção, Hector Martins, que disputou a eleição pela Chapa 01 – OAB Unida – foi reeleito, obtendo 296 votos.  Já em Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, Raul Teodósio Júnior será o novo presidente da Subseção; ele venceu o pleito, disputando pela Chapa 02 – OAB Atuante por Todos – com 53 votos. Em três Subseções, a eleição foi de chapa única. A advocacia de Penedo elegeu a advogada Luciana Alves com 54 votos; em Palmeira dos Índios, a presidência será ocupada por Marcus Frederico, que venceu com 110 votos. Em São Miguel dos Campos, com 28 votos, o advogado Rogério Anacleto será o novo presidente da Subseção.

Os eleitos irão comandar as respectivas instituições no triênio 2019/2021, assumindo suas funções a partir do dia 1º de Janeiro de 2019.

A competência das Subseções da OAB

Como previsto no art. 44, da Lei nº 8.906/94, a OAB é dotada de estrutura federativa, ou seja, ocorre uma repartição das competências próprias da entidade entre os órgãos que a compõem: o Conselho Federal, os Conselhos Seccionais, as Subseções e, por fim, as Caixas de Assistência dos Advogados (art. 45 da Lei nº 8.906/94).

Significa dizer, dentro da estrutura federativa da OAB, as Subseções, conforme o art. 61, I, da Lei nº 8.906/94 e tal como o Conselho Federal e os Conselhos Seccionais, gozam de liberdade e autonomia para que possam cumprir o múnus constitucional comum de defender a supremacia do Texto Constitucional, o Estado Democrático de Direito e os direitos e liberdades fundamentais.

Esta atribuição comum a todos os órgãos que compõem a OAB fortalece e torna mais eficiente o papel institucional que a entidade representa, sendo certo que toda e qualquer Subseção, no âmbito de seu território de atuação, tem o dever constitucional de exigir de todo e qualquer órgão público, mesmo do chefe do Poder Executivo, o respeito pela Constituição, a execução da ordem legal, o zelo pela ordem democrática e a concreção dos Direitos Humanos.

(Com a colaboração de Carlos Alexandre de Azevedo Campos, advogado e professor de direito financeiro e tributário)

veja também

Jovem agoniza até a morte após ser alvejado em União dos Palmares | © BR104
União dos Palmares
Jovem agoniza até a morte após ser atingido por disparos de arma de fogo em União

O crime aconteceu no bairro Roberto Correia de Araújo, em União dos Palmares, cidade da Zona da Mata alagoana.


Vereador Nenzinha, distribui alimentos para famílias afetadas por chuvas em União dos Palmares | © Assessoria
União dos Palmares
Nenzinha distribui lanches para crianças e visita famílias afetadas pela enchente em União

O vereador por União acompanhou de perto o drama das famílias que foram afetadas pela enchente no município.


Bruno Lopes | © Reprodução
Chuvas em Alagoas
Ex-vereador Bruno Lopes destaca ação de profissionais e voluntários nas enchentes

"Esses profissionais poderiam estar em casa, mas estão trabalhando incansavelmente, dia e noite, para diminuir o sofrimento das pessoas", disse.


Homem carregando botijão de água | © Imagem ilustrativa
União dos Palmares
Após enchente em União, comerciantes chegam a cobrar R$ 30 no botijão de água

A população tem se queixado do preço abusivo que vem sendo cobrado por itens específicos em alguns estabelecimentos da cidade.


Gato é resgatado após sobreviver a enchente em União dos Palmares | © Reprodução
União dos Palmares
Gato é resgatado após sobreviver à enchente em União dos Palmares

O animal, diante do momento desesperador em que se encontrava, buscou se abrigar em cima de uma pilastra do muro de uma igreja evangélica.