BR104 flagra desperdício em meio à falta de água em União dos Palmares

O caso foi registrado na tarde desta sexta-feira (7) no Caps. A cidade enfrenta problemas de abastecimento desde o rompimento de uma tubulação, ocorrido no último domingo (2).

Caso foi registrado na tarde desta sexta-feira (7), no Caps — © Reprodução

Caso foi registrado na tarde desta sexta-feira (7), no Caps — © Reprodução

A reportagem do BR104 flagrou com exclusividade, na tarde desta sexta-feira (07/05), o desperdício em uma caixa de água do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que fica localizado na rua Correia Oliveira, no Centro de União dos Palmares, que jorrava o líquido há horas.

As imagens gravadas pela Redação mostram um grande volume de água saindo sem parar por um cano. O fato ocorre em meio a um duro desabastecimento enfrentado pelos munícipes desde o último domingo (02), quando o SAAE suspendeu o serviço após o rompimento de uma tubulação.

“O pai tá on”: Falta de água impõe nova crise no governo Kil

De acordo com os moradores, o que mais causa revolta é o fato de o problema ser uma situação corriqueira e nada ser feito por parte dos gestores. “Tem vez que a gente fica quatro dias aqui sem água e como a minha casa é direto da rua, aí eu fico sem água”, disse a dona de casa Luciana.

O SAAE explicou que teve de fazer uma manutenção devido ao rompimento de um flange, que foi reparado na última terça (4). A expectativa era que o abastecimento voltasse à normalidade no dia seguinte, quando um novo problema impossibilitou a retomada do serviço.

De acordo com o diretor da autarquia, Célio Muquém, houve uma falta de energia na região que afetou completamente o serviço. Uma equipe técnica da Equatorial Energia esteve no local para atender a chamada e a situação, que foi normalizada às 9h06 do mesmo dia.

Contudo, funcionários do SAEE detectaram um vazamento no mesmo local onde havia sido feito a manutenção, dando continuidade ao intenso desabastecimento na cidade. Os moradores precisaram recorrer a carros pipas para realizarem atividades simples, como lavar pratos, roupas ou tomar banho.

Até às 11h de hoje, pelo menos 11 localidades registravam falta de água, segundo os moradores. São elas: Newton Pereira, Nova Esperança, Padre Donald, Jaguaribe, Costa e Silva, Cohab Velha, Várzea Grande, Terra Cavada, Roberto Correia de Araújo, Santa Maria Madalena e Abolição.