Bombeiro orienta mãe por telefone e ajuda salvar bebê engasgada em União

Por telefone, cabo Santana orientou a mãe da menina de 8 meses a realizar a manobra de Heimlich. Procedimento deu certo, e genitora se emocionou.

Mãe de bebê de 8 meses foi orientada pelo cabo Santana, por telefone — © Reprodução

Mãe de bebê de 8 meses foi orientada pelo cabo Santana, por telefone — © Reprodução

Um cabo do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3º GBM) de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, ajudou a salvar a vida de um bebê que engasgou com objeto. Por telefone, ele orientou a mãe da menina de 8 meses. O caso aconteceu na sexta-feira (11/12).

Era por volta das 14h38 quando a mãe, dona Cícera, ligou e pediu socorro à corporação informando que a criança estava com dificuldade de respirar. O cabo Diego Santana atendeu a ligação e pediu à mulher para tentar manter a calma. Então, começou a orientá-la.

O militar solicitou que ela fizesse a manobra de Heimlich. O procedimento consiste na compressão abdominal capaz de desobstruir as vias aéreas do bebê pela descompressão do diafragma, órgão responsável por regular a entrada e a saída de ar do corpo humano.

Ao ver a pedrinha cair e sua bebê chorar, a genitora não conteve a emoção. “Eu só tenho a agradecer a ele e imagine como é para uma mãe ver um filho sofrendo, tentar fazer algo e não conseguir. E com a ajuda dele eu consegui salvar a minha filha. Ele está de parabéns pelo trabalho e com isso graças a Deus minha filha está aqui”, relatou a mãe.

Em contato com a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros Militar, o BR104 foi informado que não há um levantamento específico para este tipo de ocorrência. Mas, nestas situações, os profissionais pedem para que a Corporação seja avisada o quanto antes.

Para o grupamento, “histórias como essa reafirmam a importância da missão de cada bombeiro, que fazem a diferença na vida daqueles que buscam por socorro e ajuda nas horas mais difíceis”.

Manobra de Heimlich — © Reprodução