Bebê engasgado com leite é salvo por bombeiros, em União dos Palmares

Os militares o conduziram até o Hospital Regional da Mata (HRM), para receber assistência médica.

Bombeiro realiza manobra de Heimlich em boneco | © Ilustração

Bombeiro realiza manobra de Heimlich em boneco | © Ilustração

Um bebê – cuja idade não foi informada – que se engasgou com leite, foi salvo pelo Corpo de Bombeiros (CB), em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas.

Assim que percebeu a situação, a mãe acionou a Corporação, que deslocou uma equipe com quatro militares para o local, na Fazenda Frios, na zona rural do município. Foram realizadas manobras de primeiros socorros e a criança retomou a respiração.

Os militares a conduziram até o Hospital Regional da Mata (HRM), para receber assistência médica, e ela foi liberada logo em seguida. O fato ocorreu por volta das 16h50 da última quarta-feira (6/4), mas vale chamar a atenção para os cuidados na hora da amamentação.

Veja algumas dicas

• É muito importante que, durante a amamentação, a mãe esteja observando seu bebê. Assim, será mais fácil para que ela conheça a melhor forma de amamenta-lo e ajudá-lo a ter melhor proveito do seu leite;
• É recomendado colocar o bebê na posição “ventral” durante a amamentação para evitar engasgos, porém a posição ideal varia de mãe para mãe e de bebê para bebê;
• Evite deixar o bebê dormir em posição horizontal após mamar, e sim prefira deixá-lo verticalmente;
• Se o bebê faz uso da mamadeira, não deixe que ele se alimente sozinho durante os primeiros 6 ou 7 meses, assim será mais fácil controlar a quantidade e a velocidade de leite ingerida.

Manobra de Heimlich

A manobra de heimlich ajuda a retirar o objeto que está causando o engasgamento. Para fazer essa manobra deve-se:

  1. Deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido facilmente;
  2. Inclinar o bebê, com a barriga sobre o braço, para que o tronco fique mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas costas;
  3. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax, na região entre os mamilos, e fazer respiração boca a boca enquanto espera pelo socorro.

Mesmo que com essas manobras tenha conseguido desengasgar o bebê, esteja atenta a ele, sempre observando-o. Em caso de alguma dúvida, leve-o ao pronto socorro. Se não conseguir, ligue para o 192 e chame uma ambulância.