Autoridades participam de celebrações em homenagem a Zumbi dos Palmares

Governador Renan Filho não compareceu e teve como representante Luciano Barbosa, governador em exercício

Governador Renan Filho não compareceu e teve como representante Luciano Barbosa, governador em exercício (Crédito: Reprodução)

Governador Renan Filho não compareceu e teve como representante Luciano Barbosa, governador em exercício (Crédito: Reprodução)

União dos Palmares – Diversas autoridades compareceram ao Parque Memorial Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, na manhã desta terça-feira (20), para prestigiar o dia de homenagens a Zumbi dos Palmares, figura guerreira na história brasileira, sendo reconhecido como um dos pioneiros na resistência contra a escravidão.

Um dos primeiros a chegar foi o prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, que ressaltou a importância do dia para o município. “Zumbi dos Palmares tem importância para o mundo inteiro. É uma luta de muitos, mas que aqui se sobrepôs, em razão da localidade, da quantidade de pessoas que passam por aqui e, principalmente, por conta da resistência dele, contra o acordo que foi feito com o Ganga Zumba, que não permitia que os escravos se protegessem aqui em troca de um acordo com coroa, onde os negros seriam livres, e Zumbi resistiu a isso”, ressalta.

+ Dia da Consciência Negra é marcado por homenagens na Serra da Barriga

Senador eleito por Alagoas, Rodrigo Cunha (PSDB), ressaltou a importância do dia, que para ele representa a liberdade. “É um momento que o Brasil inteiro olha aqui para a Serra da Barriga, para União dos Palmares, e que realmente deve ser celebrado. É um momento em que se demonstra a luta pela liberdade. A luta de alguém que quis a liberdade do seu povo. Então, de certa forma, ainda é um exemplo que permanecerá por muitos anos e para muitas pessoas”, ressalta.

O Governador eleito por Alagoas, Renan Filho, não pode comparecer ao evento por conta de compromissos em Brasília. Para representá-lo, Luciano Barbosa, foi intitulado governador em exercício, e destacou a iniciativa de Zumbi, que para ele “foi precursora da luta pela liberdade mundial.”

Além deste, estiveram na celebração o deputado federal, Paulo Fernando dos Santos (Paulão (PT)) e o presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira.