União dos Palmares

Área de transbordo dá lugar a novo lixão em União dos Palmares

Nossa equipe conversou com uma senhora que trabalha na coleta desse material. Ela contou a nossa reportagem que se feriu recentemente, provavelmente com uma seringa

Publicado: | Atualizado em 23/05/2019 14:49


União dos Palmares — Um ano após o fechamento do lixão de União dos Palmares, ocorrido em 10 de maio de 2018, a prefeitura do município ainda enfrenta dificuldades de ordem ambiental com esse assunto.

Desde que a prefeitura seguiu a orientação do  Ministério Público (MP) para que o município se adequa-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), União entrou em um consórcio com outros municípios para que todo o lixo produzido fosse enviado para um aterro sanitário, localizado no município do Pilar.

Durante todo esse período, os resíduos vêm sendo acumulados em uma região próximo a antiga Usina Laginha. Neste local é feito o chamado “transbordo”.

O transbordo é o termo dado a troca de veículo, onde todos os resíduos coletados pelo carro coletor que passa nas ruas é retirado e posto em um caminhão maior. Este levará o lixo até o seu destino final.

O BR104 visitou o local onde funciona essa transição do lixo, e constatou que foi criado um novo “lixão”. Famílias, inclusive, trabalham diariamente coletando materiais recicláveis.

Nossa equipe conversou com uma senhora que trabalha na coleta desse material. Ela contou a nossa reportagem, que se feriu recentemente, provavelmente com uma seringa. Com uma ferida nas mãos, ela segue trabalhando no novo lixão de União dos Palmares diariamente.

Assista a reportagem completa:

Outro  caso

Uma denúncia do vereador Ricardo Praxedes, sobre um incêndio no novo lixão, localizado na extinta Usina Laginha, provocou a cúpula do Ministério Público Estadual (MPE), que se deslocou até a região do transbordo e constatou o crime ambiental, no município de União dos Palmares.

De acordo com o promotor de Justiça, José Antônio Malta Marques, trata-se de um crime de menor potencial ofensivo, com pena que varia de 2 à 4 anos de prisão, e que o responsável direto é o prefeito do município, Areski Freitas, que se encontrava em viagem, às vésperas da maior celebração cultural do município.

O representante do MPE lamentou a falta de respeito do gestor municipal com o órgão e disse que o IMA (Instituto do Meio Ambiente) já aplicou uma série de multas, e o município não se dá ao respeito de contestar a nenhuma delas. “Não sei o que há por trás, mas agora eles terão que responder na Justiça”, apontou o promotor.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Estudantes protestam após a demissão de sete professores | @ Reprodução
União dos Palmares
Alunos protestam após demissão de professores

Os estudantes da Escola Estadual Rocha Cavalcanti reivindicam respostas da Secretaria de Educação de Alagoas e a readmissão dos educadores.


Delegacia Regional de União dos Palmares - @BR104
Policial
PC prende homem por estupro de vulnerável em União dos Palmares

O mandado de prisão foi cumprido pela equipe da Delegacia Regional de União dos Palmares, a pedido da Vara Criminal local.


Batalhão do 2 BPM - @BR104
Policial
Troca de comando: Coronel Nilton Rocha deixa o 2° BPM

O Tenente Coronel Evandro Guimarães Bezerra, anteriormente no comando do 3º BPM em Arapiraca, assumirá o comando do 2º BPM em União dos Palmares


Buraco formado na estrada que dá acesso à Santa Fé
União dos Palmares
Moradores reclamam de “buraco” no Newton Pereira

Eles se encontram preocupados com o foco da dengue, uma vez que tem chovido bastante nos últimos dias e a água nos buracos tem ficado parada por muito tempo.


Ana Claudia e Ewelli - @Reprodução
Política
Acusadas de fraudar a cota de gênero em União não receberam o próprio voto

O caso segue em julgamento no TSE e até o momento ja recebeu 3 votos favoráveis a condenação.