Após ser envenenado, cão é encontrado agonizando na rodoviária de União dos Palmares

Cenas como essa têm sido registradas com frequência e a população apela para que algo seja feito para evitar a morte de mais animais.

Defensores da causa animal tentam salvar cão com sinais de envenenamento em União dos Palmares | © Gustavo Lopes/BR104

Defensores da causa animal tentam salvar cão com sinais de envenenamento em União dos Palmares | © Gustavo Lopes/BR104

Na tarde desta sexta-feira (8/4), mais um cachorro foi encontrado agonizando com sinais de envenenamento em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas. Cenas como essa têm sido registradas com frequência e a população apela para que algo seja feito para evitar a morte de mais animais.

O caso aconteceu em frente à Rodoviária Municipal Dr. Carlos Povina Cavalcanti, e não demorou muito para que pessoas se aglomerassem ao redor do animal, com o intuito de acompanhar os primeiros socorros dados por Diego e Jacyane, responsáveis pelo Grupo de Apoio e Proteção aos Animais (GAPA).

A suspeita é de que o pequeno animalzinho tenha ingerido um tipo de veneno de rato, popularmente conhecido como chumbinho, cuja comercialização é proibida. “A polícia tem que fazer alguma coisa e prender quem está fazendo isso com esses animais indefesos”, disse um morador.

Os defensores dos animais utilizaram carvão ativado para tentar salvar a vida do cãozinho, já que a substância pode contribuir para evitar um quadro mais grave. Inclusive, o tutor chegou pouco tempo depois, e muito emocionado, pedia para que o “amigo” – como ele se direciona ao animal – resistisse.

Diego e Jacyane, do abrigo GAPA, fizeram os primeiros socorros do animalzinho | © Gustavo Lopes/BR104

Na última quarta-feira (6), o delegado Edberg Sobral, titular da 11ª Delegacia Regional de Polícia (11ª DRP), informou que deu início às investigações sobre as mortes de cães e gatos em União dos Palmares, e que designou equipes que devem ir às ruas para buscar provas dos crimes.

“Até o momento não recebi nenhuma denúncia formal ou com abertura de Boletim de Ocorrência, mas já tomei conhecimento das mortes de vários animais e já abrimos inquérito para investigar. O culpado ou os culpados têm que pagar por esses crimes”, disse a autoridade policial.

O caso também está sendo acompanhado pela Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OA/AL). “Inclusive, nós encaminhamos ofício solicitando da polícia celeridade na apuração e nos indique, nos aponte, quem efetivamente é o suposto autor dessa prática criminosa”, disse Adriana Alves, presidente da Comissão de Bem Estar Animal.

É comum ver animais abandonados ou passeando desacompanhados nas ruas da cidade, correndo perigo. Como se não bastasse, muitos deles também estão aparecendo com sinais de maus-tratos. Em um caso recente, um cachorro apareceu com um corte profundo nas costas, provocado por arma branca.

Cachorro abandonado na Avenida Monsenhor Clóvis, em União dos Palmares | © Gustavo Lopes/BR104