Após reestruturação, Casa Jorge de Lima segue fechada e sem previsão de reabertura

As obras de reestruturação foram concluídas em 2021. Foram enviados R$ 380 mil oriundos de emenda parlamentar para a execução do trabalho.

Casa Jorge de Lima | ©Reprodução

Casa Jorge de Lima | ©Reprodução

A Casa Jorge de Lima, mais conhecida como o Memorial Jorge de Lima, passou por uma reforma de reestruturação iniciada no dia 4 de fevereiro de 2020. Dois anos depois, o local ainda permanece fechado e sem previsão para reabertura.

O espaço recebeu cerca de R$ 380 mil em recursos oriundos de uma emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Paulo Fernando, o Paulão (PT-AL).

Com as obras concluídas em 2021, as chaves foram entregues no dia 23 de setembro do ano em questão, surgindo assim alguns questionamentos sobre a data de reabertura do local.

O portal BR104 conversou com a secretária municipal de Cultura, Maria Elizabete, sobre a previsão de reabertura do memorial. Em nota, ela contou que, depois da data de entrega das chaves, “foi solicitado à prefeitura manutenção e vigilância do prédio, enquanto o IPHAN providenciava as contratações restantes”.

Ainda segundo Elizabete, no início de 2022, também foi solicitado, através de ofícios encaminhados à superintendente do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Melissa Mota, a reabertura da casa. Em resposta, Mota teria informado que a solicitação deveria ser feita à reitoria da UFAL, já que o prédio pertence à Universidade.

“Assim fizemos, enviamos ofício para o Sr. Josealdo Tonholo Reitor da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Onde no dia 21 de fevereiro, recebemos no Museu Maria Mariá o Sr. Sérgio Onofre Coord. de Assuntos Culturais da Pró-reitoria e o Sr. Nilton Souza Gestor de Contratação de Manutenção da Universidade, onde solicitaram uma visita a Casa Jorge de Lima, fizeram observações e anotações”, escreveu Maria Elizabete.

Apesar das informações disponibilizadas, a secretária não informou o dia certo para que tudo volte a funcionar, mas  concluiu estar “ansiosa para a reabertura da Casa Jorge de Lima”. Com isso, a data segue indefinida, uma vez que há dependência da universidade para a realização do ato.