Após AVC, idosa aguarda há mais de um ano por tratamento

Dona Rita sofreu um AVC ano passado, e até hoje não recebeu visita da agente de saúde do município de União dos Palmares.

Dona Rita

Dona Rita

O filho de uma moradora da comunidade quilombola Muquém, em União dos Palmares, chamou a reportagem do Portal BR104 para denunciar a falta de assistência da Saúde do município com o tratamento da mãe, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no ano passado.

João conta que dona Rita não tem conseguido andar sem ajuda desde o ocorrido. A mãe chegou a ser acompanhada por um home care, mas depois de um tempo os profissionais da empresa deixaram de vir à sua casa.

O filho também relata que pediu a visita da agente de Saúde do município para ver as condições de sua mãe, mas ela nunca compareceu, quando essa devia fazer visitas periodicamente.

João também pediu um encaminhamento da médica responsável por dona Rita, em agosto do ano passado, para conseguir o acompanhamento de uma fisioterapeuta, mas até hoje não conseguiu.

Diante disso, a moradora quilombola tem sido cuidada por seu marido, filhos e sobrinha, precisando de ajuda para se locomover pelos cômodos de sua casa, além de contar com um andajar. Ela se queixa de muitas dores na perna e de ter que estar pedindo ajuda.

“Desde 13, 14 anos que eu trabalho. Eu trabalhava em casa de família. A minha mãe me tirou, e fui cortar cana, limpar mato, para não estar pedindo nas casas de ninguém”, disse dona Rita, emocionada.

O filho da moradora disse que a sua comunidade devia ser mais assistida pelo município, principalmente porque possui muitos idosos na mesma situação que dona Rita.

“A comunidade quilombola aqui em União dos Palmares devia ser um pouco mais assistida, porém não é. Infelizmente. Aqui, outro dia, faltou medicamento […] Eu cheguei e perguntei à minha mãe se ela tava com medicamento, e ela disse ‘não tenho nenhum’. Como ela é uma pessoa hipertensa, ela tem que tomar medicação sempre”, disse João.

A família pede que as autoridades públicas de União dos Palmares, por meio da Secretaria de Saúde, venha se sensibilizar com o caso de dona Rita, indo até a sua casa.

Assista a reportagem completa no topo da matéria.