Aplicativo de transporte vira “bicho papão” contra Kil de Freitas

O criador do App é funcionário da prefeitura de União dos Palmares.

Prefeito Areski Freitas - @BR104

Prefeito Areski Freitas - @BR104

O aplicativo de transporte Zube, recém lançado em União dos Palmares, se tornou pela segunda vez um problema para o prefeito Areski Freitas (MDB).

Em 2019, quando a equipe por trás do App ensaiou lançá-lo, houve uma enorme comoção por parte dos taxistas e representantes da Associação dos Transportes Complementares de União, que viram no aplicativo uma concorrência “desleal”, já que a proposta dele é permitir que qualquer pessoa com carro ou moto faça o trabalho de táxi, com um custo abaixo do praticado pela associação.

Um outro fator que implicou na época, e que novamente é considerado um problema por parte de membros da associação, é o fato de o criador do aplicativo ser funcionário da prefeitura. Trata-se do advogado Marcos Paulo, que por muito tempo foi procurador do SAAE.

Paulão, como é conhecido, planeja há muitos anos democratizar esse tipo de serviço no município, sobretudo com o surgimento do Uber em diversas capitais. Seu aplicativo cadastra motos e carros, promete lucro para os motoristas e reduz os custos para os usuários.

A viabilidade da ideia põe em xeque o trabalho dos taxistas e mototaxistas, e por essa razão, essa classe pressiona o prefeito para proibir que o projeto siga adiante.

Na última terça-feira (20/07), o prefeito Areski Freitas se reuniu com integrantes da classe, que representa mais de mil pessoas que serão afetadas diretamente, e prometeu novamente ficar do lado desses profissionais, em detrimento do idealizador do aplicativo, o servidor público Marcos Paulo.

Procurado pelo BR104, Paulão disse que o projeto seguirá adiante, e reafirmou que já possui diversos cadastros ativos.

O BR104 também ouviu representantes da Associação, que garantiram que, caso o prefeito não consiga parar o aplicativo, haverá manifestação na cidade com todos os profissionais afetados.

Se Kil não conseguir impedir que o projeto do aplicativo vá adiante, terá um sério problema com o relacionamento que mantém com a associação.

Por outro lado, se for capaz de impedir o App de se instalar em União dos Palmares, o prefeito pode estar trabalhando contra o povo, que busca preços melhores e serviços cada vez mais eficientes.