Ambulantes aproveitam o Dia de Finados para faturar em União dos Palmares

Entre os produtos ofertados estão: flores, arranjos e velas. Além desses produtos, os ambulantes oferecem ainda água e lanches

Ambulantes aproveitam o Dia de Finados para faturar em União dos Palmares — © Gustavo Lopes/BR104

Ambulantes aproveitam o Dia de Finados para faturar em União dos Palmares — © Gustavo Lopes/BR104

União dos Palmares — Marcado como um dia de homenagens e saudade dos entes falecidos, o Dia de Finados serve também para aumentar a renda de vendedores ambulantes. Em União dos Palmares não é diferente, dezenas de pessoas aproveitam a data e montam barracas em frente aos cemitérios da cidade.

Entre os produtos ofertados estão: flores, arranjos e velas. Este ano, além dos produtos comumente vendidos, teve gente que levou salgados, churrasco, pipoca, sucos, água mineral, refrigerantes e até brinquedos. Um dos que lucra com a data é o vendedor ambulante Alcides Bezerra da Silva, mais conhecido como “Azul do Muquém”.

“Todos os anos eu venho para a porta do cemitério vender meus produtos. O movimento hoje está mais ou menos, mas espero que até no final da tarde as coisas melhorem. Apesar do pouco movimento, já deu pra lutar bastante”, disse o ambulante, que vende velas no local há mais de dez anos.

Ambulantes aproveitam o Dia de Finados para faturar em União dos Palmares — © Gustavo Lopes/BR104

Quem também fatura nessa data são os chamados “limpadores de túmulos”, que aproveitam a oportunidade para ganhar dinheiro fazendo manutenção das sepulturas, como pintura e lavagem. “Não dá para ganhar muito, mas o que ganho já ajuda em casa, então capricho no serviço”, conta Maria.

Manoel Termistocles de Barros comprou arranjo na porta do cemitério para levar para o túmulo de sua mãe, falecida há dez anos. “Faz dez anos que minha mãe faleceu. Nessa data sempre venho fazer minhas orações por ela, e aproveito para comprar flores e velas, além de pagar para as pessoas limparem o lugar”, contou.

A movimentação de pessoas em frente aos cemitérios locais iniciaram desde as primeiras horas deste sábado. De acordo com o administrador do cemitério, Henrique Ramalho, o horário de visitação no cemitério Campo Santo dos Palmares, nesta quarta-feira (2), é até as 22h. A programação ao longo do dia inclui celebração de missa, prevista para ocorrer às 17h.

Limpadores de túmulos também aproveitam o Dia de Finados para faturar — © Gustavo Lopes/BR104