Educação

Protesto do SINTEAL reuniu professores em frente a prefeitura de União

“Alunos não têm material, nós temos que tirar xerox para eles”, diz professora

Publicado: | Atualizado em 02/06/2022 09:22


Professores da rede pública de ensino em União dos Palmares reivindicaram, na manhã desta quarta-feira (1/06), o reajuste salarial de 33,24% liberado pelo governo federal desde o início do ano.

Segundo a professora Rosimeire, a data base dos profissionais da educação pública do município de União é em maio, e a gestão municipal, após uma série de tentativas de negociação, apresentou uma proposta de apenas 10,06% para os profissionais.

– Faz um bom tempo que nós estamos, através do Sinteal e da comissão de negociação, reivindicando os 33,24%, que é o piso nacional dos professores. Para que toda a população saiba, esse recurso dos 33,24% o governo federal já enviou para todas as Prefeituras em janeiro – explicou.

De acordo com Rosimeire, a proposta apresentada pela gestão municipal não significa muito diante das dificuldades que os professores encontram dentro e fora da sala de aula. A professora explica que eles estão com um déficit salarial que se aproxima de 60%.

Além disso, os educadores ainda encontram dificuldades dentro da sala de aula, onde eles têm que tirar xerox, com os próprios recursos, do material didático.

– Eu, por exemplo, eu tiro xerox do material do meu bolso, porque eles não têm livro didático. São muitas coisas que saem do nosso bolso, e independente disso, a gente merece e tem direito a esses 33,24%, e o prefeito não quer dá de forma alguma – disse.

Para Flávia, diretora do Sinteal, as reuniões que aconteceram com a gestão municipal não surtiram muito efeito. O município informou à categoria que iria fazer um levantamento dos gastos que o reajuste traria para a gestão e, posteriormente, apresentaria um posicionamento para os profissionais.

– No segundo momento, nós sentamos só com a secretária, e ela disse que não dava para crescer o piso, porque o município não tinha condições, e disse que ia dá apenas 10,6% e manteve. Só que a categoria não aceitou – disse ela.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Enem | © Reprodução
Educação
Calendário do Enem 2024 é divulgado; saiba mais

De acordo com o cronograma, as inscrições para o Enem começam no dia 27 de maio e se encerram em 3 de junho.


Professor Clébio Araújo | @ Reprodução
Educação
Professor da Uneal é homenageado com a Comenda Zumbi dos Palmares

Clébio Correia tem uma trajetória de trabalhos voltados para a valorização, reconhecimento do povo e da cultura afrodescendente no Brasil


Estudantes em sala de aula | @ Agência Brasília
Educação
Pé-de-Meia: Estudantes nascidos em setembro e outubro recebem segunda parcela hoje

Desta vez, os valores estão sendo creditados nas contas dos estudantes que atingiram a frequência média de 80% nos três meses letivos.


Estudantes fazendo a prova do Encceja - @Katito Carvalho
Educação
Encceja 2024: O que é, como se inscrever e quando será a prova

Encceja 2024 abre inscrições: saiba tudo sobre o exame, como se inscrever, quem pode participar e as datas importantes do processo de certificação.


Estudantes em sala de aula | @ Agência Brasília
Educação
Pé-de-Meia: Estudantes nascidos em março e abril recebem segunda parcela hoje

Desta vez, os valores serão creditados nas contas dos estudantes que atingiram a frequência média de 80% nos três meses letivos.