Alunos da rede municipal começam aulas online em União dos Palmares

Os alunos que não tem acesso a internet recebem o material em casa, enviado por um "mensageiro da aprendizagem"

Alunos da rede municípal de ensino de União dos Palmares estudando em casa

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou  a medida provisória que valida as aulas online para que somem como dias letivos no calendário da educação. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) decidiu homologar parte do texto, alterando, por exemplo, o que seria dias letivos, para horas letivas, que são exigidas por lei.

Sendo assim, as aulas online servirão para somar para que seja cumprido o mínimo da carga horária, mas não o de dias letivos.

Com as aulas suspensas desde o mês de março, a Secretaria Municipal de Educação de União dos Palmares, já começou a aplicar as aulas de forma remota para os alunos da rede pública de ensino.

Os professores gravam as atividades e enviam para os alunos através de aplicativos como o Whatsapp.

Alunos fazem a tarefa em casa

 

Mensageiros

Pensando nos alunos que não tem acesso a internet, a SEMED envia as tarefas para a casa dos alunos, através dos chamados “Mensageiros da aprendizagem”.

Para repor a carga horária no retorno às aulas, o documento homologado pelo MEC sugere o uso de períodos como férias, sábados e também o aumento do horário de atividade escolar. Para a educação infantil, são recomendadas atividades educativas para que as famílias e as crianças não percam o contato com a escola.

Já nos primeiros anos do ensino fundamental, foi recomendado o acompanhamento da família, e atividades que não pressuponham a substituição dos professores pelos responsáveis pelo estudante.