União dos Palmares

Ação do Procon e ANP lacra bomba de posto em União dos Palmares

Segundo os servidores, o posto fornecia menos combustível do que o registrado na bomba.

Publicado: | Atualizado em 03/03/2021 17:00


Um posto de combustíveis de União dos Palmares teve uma bomba de abastecimento lacrada por uma força-tarefa da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Instituto de Defesa e Proteção do Consumidor de Alagoas (Procon-AL), na manhã desta quarta-feira (03/03).

O Auto Posto Globo I, localizado às margens da rodovia federal BR-104, foi notificado por fornecer um volume inferior de combustíveis ao registrado no equipamento chamado de “bomba baixa”. Também foram coletadas amostras que serão enviadas para análise.

Outros estabelecimentos do município também foram alvos da operação de combate às irregularidades na manhã de hoje. Além de analisar a qualidade e quantidade dos combustíveis entregues aos clientes, a força-tarefa focou na questão do aumento do preço dos combustíveis.

“Através da ação conjunta é possível tornar as operações ainda mais eficientes, com o objetivo de combater a abusividade dos preços, bem como a insegurança e a venda de combustíveis adulterados, garantindo aos consumidores produtos mais baratos e com mais qualidade”, ressaltou Wecksiley, especialista em análise da ANP.

Em relação aos preços, Adelaide Melo, agente fiscal do Procon-AL, informou que não foram encontradas irregularidades. No entanto, reforçou que os consumidores devem ficar atentos quando os valores tiverem acima de R$ 5,50. Nesse caso, deve-se formalizar reclamação junto ao órgão.

Mesmo assim, as equipes da ANP coletaram as amostras de combustíveis dos estabelecimentos fiscalizados, para serem analisadas em um laboratório credenciado e verificarem todos os parâmetros de análises que constam na especificação dos combustíveis.

“Nós orientamos o seguinte: que o consumidor pesquise o preço antes de dele abastecer. Ele tem a alternativa de escolher o posto que esteja com o preço mais acessível, mais agradável para ele abastecer. […] Nós fazemos nossa parte, como órgão fiscalizador, e o consumidor também”, ressaltou Adelaide.

Caso o consumidor suspeite da qualidade do combustível, ele pode se dirigir ao estabelecimento e pedir para que o funcionário responsável faça uma análise do líquido. Se haver recusa, o cliente encaminhar denúncias através do CRC, pelo telefone 0800 970 0267 ou pela página da ANP, na aba “Fale Conosco“.

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